Litoral da PB pode ter mais de 1 mil milímetros de chuvas nos próximos 4 meses, segundo Aesa; veja previsões

Mesmo sem previsão de precipitações acima da média histórica, fortes chuvas são possíveis em algumas cidades.

Foto: Walter Paparazzo/G1

Foi apresentada pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), nesta quinta-feira (24), a previsão climática para os meses de abril, maio, junho e julho no estado. A quantidade de chuva acumulada esperada somente para o Litoral, onde está situada a capital João Pessoa, é de 685 a 1.141 milímetros.

Também durante os próximos quatro meses, a quantidade de chuva acumulada no Agreste, onde está localizada a cidade de Campina Grande, deve ser de 321 a 535 milímetros. No Brejo deve ficar entre 456 e 761. No Cariri/Curimataú, a soma das precipitações deve ficar entre 182 e 304. No Sertão e Alto Sertão, o número esperado está entre 230 e 380 milímetros.

Conforme o órgão, a previsão é de que as chuvas ocorram dentro da média histórica no período.

Por outro lado, a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, acredita que mesmo sem previsão de precipitações acima da média histórica nessas regiões, é possível que algumas cidades registrem fortes chuvas.

“Não descartamos a possibilidade de eventos extremos durante este período. Isso porque as águas do Oceano Atlântico estão aquecidas, algo em torno de 28 graus. Isto faz com que as nuvens se desenvolvam mais, aumentando as chances de precipitações mais intensas”, explicou.