MEIO AMBIENTE
Inmet emite alerta de baixa umidade e acumulado de chuva para 60 cidades da Paraíba
O alerta de baixa umidade segue vigente até as 10h desta quinta-feira (2), enquanto o aviso de acumulado de chuvas é válido até as 9h do mesmo dia.
Publicado em 01/10/2025 às 10:47 | Atualizado em 01/10/2025 às 11:21

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, neste quarta-feira (1º), um alerta para o risco de baixa umidade do ar em 50 cidades do Sertão da Paraíba e acumulado de chuvas em outras 10 cidades do litoral. Veja as listas de cidades afetadas no fim da reportagem.
- Alerta amarelo de baixa umidade
⚠️ O órgão emitiu um alerta com a classificação ‘amarela’ de baixa umidade, que representa perigo potencial. O alerta é válido até as 10h desta quinta-feira (2).
No alerta amarelo, a umidade relativa do ar pode variar entre 30% e 20%, números considerados baixos. O Inmet avisou ainda que há baixo risco de incêndios florestais e à saúde.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), para esta quarta-feira, a previsão do tempo no Sertão é de máxima de 36º e mínima de 21º. Já no Alto Sertão, a temperatura máxima é de 36º e mínima de 22°.
🚨 A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o nível ideal de umidade relativa do ar fique entre 60% e 80%.
Quando o nível de umidade está entre 20% e 30% é considerado estado de atenção. Já quando a umidade do ar se encontra entre 20% e 12% é considerado estado de alerta. E, abaixo de 12% de umidade no ar, é declarado estado de emergência.
🟡 Perigo potencial: Umidade relativa do ar entre 20% e 30%, com baixo risco de incêndios florestais e efeitos à saúde.
- Alerta amarelo de acumulado de chuvas
⚠️ O órgão emitiu um alerta com a classificação ‘amarela’ de acumulado de chuvas, que representa perigo potencial. O alerta é válido até as 9h desta quinta-feira (2).
No alerta amarelo, a chuva pode variar entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. O Inmet avisou ainda que há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos.
De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), para esta quarta-feira, a previsão do tempo no litoral é de máxima de 29º e mínima de 23º.
🚨 O Inmet recomenda evitar enfrentar o mau tempo, observar alteração nas encostas e evitar usar aparelho eletrônico ligado à tomada.
Lista de municípios com alerta amarelo de baixa umidade
- Aguiar
- Aparecida
- Belém do Brejo do Cruz
- Bernardino Batista
- Bom Jesus
- Bom Sucesso
- Bonito de Santa Fé
- Brejo do Cruz
- Brejo dos Santos
- Cachoeira dos Índios
- Cajazeiras
- Cajazeirinhas
- Carrapateira
- Catolé do Rocha
- Condado
- Coremas
- Cuité
- Frei Martinho
- Jericó
- Joca Claudino
- Lagoa
- Lastro
- Malta
- Marizópolis
- Mato Grosso
- Monte Horebe
- Nazarezinho
- Nova Floresta
- Paulista
- Picuí
- Poço Dantas
- Poço de José de Moura
- Pombal
- Riacho dos Cavalos
- Santa Cruz
- Santa Helena
- São Bentinho
- São Bento
- São Domingos
- São Francisco
- São João do Rio do Peixe
- São José da Lagoa Tapada
- São José de Espinharas
- São José de Piranhas
- São José do Brejo do Cruz
- Sousa
- Triunfo
- Uiraúna
- Vieirópolis
- Vista Serrana
Lista de municípios com alerta amarelo de acumulado de chuvas
- Alhandra
- Bayeux
- Caaporã
- Cabedelo
- Conde
- João Pessoa
- Lucena
- Pedras de Fogo
- Pitimbu
- Santa Rita
O que significam as cores dos alertas do Inmet?
Alerta amarelo: perigo potencial
A classificação aponta a previsão de ‘perigo potencial’. A umidade relativa do ar varia entre 30% e 20%. Baixo risco de incêndios florestais e à saúde.Alerta laranja: perigo
A classificação aponta que a previsão significa ‘perigo’. A umidade relativa do ar varia entre 20% e 12%. Risco de incêndios florestais e à saúde. Ressecamento da pele, desconforto nos olhos, boca e nariz..Alerta vermelho: grande perigo
Esta classificação aponta a previsão de ‘grande perigo’. O volume de chuva deverá ser superior a 60 mm por hora ou acima de 100 mm por dia. Há um grande risco de grandes alagamentos e transbordamentos de rios, grandes deslizamentos de encostas, em cidades com tais áreas de risco.- Desligar aparelhos elétricos e o quadro geral de energia
- Observar a alteração nas encostas permanecer em local abrigado
- Em caso de situação de inundação, ou similar, proteger pertences da água envoltos em sacos plásticos
As informações sobre a sua cidade ou região podem ser obtidas junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Comentários