Crime milionário na Alemanha desafia polícia e cientistas

DNA de assaltante foi reconhecido em luva esquecida em loja de luxo. Material genético, contudo, pertence a irmãos gêmeos.

Do G1, com informações do Fantástico

Uma das maiores lojas de departamento da Europa, a Kadewe, em Berlim, virou cenário de um crime que desafia a polícia alemã. Um crime que a polícia não consegue resolver porque um dos suspeitos tem um irmão gêmeo.

No início do ano, uma quadrilha conseguiu roubar da loja uma fortuna em artigos de luxo. Mascarados e usando luvas, eles entraram por uma parte envidraçada do telhado. Desceram com cordas e conseguiram evitar serem percebidos pelos detectores de movimento instalados dentro do prédio, que tem sete andares.

No hall de entrada eles quebraram vitrines e levaram joias e relógios no valor de cinco milhões de euros – mais de15 milhões de reais. Segundo a imprensa alemã, os assaltantes foram embora também pelo telhado.

A polícia encontrou uma luva no local do crime, e o material genético recolhido levou a um suspeito de origem libanesa que tem antecedentes criminais. O problema é que ele tem um irmão gêmeo, e o DNA de gêmeos univitelinos é idêntico. A polícia prendeu os dois, mas teve que libertá-los, pois não tem como saber qual deles é o culpado.

Em entrevista ao Fantástico, o advogado dos gêmeos afirma que o material genético encontrado na cena do crime apenas prova que algum deles, em algum momento, usou a luva, mas não necessariamente dentro da loja, no dia e na hora do crime.

A procuradoria de justiça de Berlim vai continuar investigando o caso. As joias roubadas ainda não foram encontradas, e os irmãos gêmeos continuam guardando um segredo que a ciência ainda não consegue desvendar.