Papa pede para mineiros do Chile manterem serenidade até resgate

Bento XVI disse que estará sempre próximo espiritualmente do grupo. Mineiros poderão ouvir a mensagem e falar com familiares por interfone.

Do G1

O Papa Bento XVI expressou votos neste domingo (29) de que os 33 mineiros bloqueados desde o começo de agosto a 700 metros sob a terra no Chile conservem sua serenidade na expectativa de "uma feliz conclusão" das operações de socorro.

"Quero lembrar com uma afeição particular os mineiros que estão presos na mina de San José", disse o papa, em espanhol, após a oração do Angelus da janela de sua residência de verão de Castel Gandolfo, na província de Roma.

"Eu os recomendo, e a suas famílias, à intercessão de São Lorenço, assegurando-lhes minha proximidade espiritual e minhas preces contínuas, para que mantenham a serenidade na esperança de uma feliz conclusão dos trabalhos de resgate empreendidos".

Além de ouvirem a mensagem especial do Papa Bento XVI, os 33 mineiros presos puderam falar neste domingo (29) com suas famílias, através de uma espécie de telefone que os comunica diretamente com o exterior.

Segundo o ministro da Mineração, Laurence Golborne, cada um deles terá cerca de um minuto para conversar com as famílias, com as quais, até agora, só se comunicavam por meio de cartas envidas por um pequeno duto.

Paralelamente, estão sendo ajustados os últimos detalhes para iniciar – provavelmente na madrugada desta segunda-feira (30) – as perfurações com a máquina Strata 950 que fará o orifício por onde serão içados os mineiros.

"A perfuradora está sendo instalada. Pretendemos já na madrugada começar os trabalho com esta máquina", confirmou à AFP o engenheiro encarregado, André Sougarret. Os trabalhos serão realizados durante três a quatro meses, mas o governo analisa outras fórmulas de acelerar o resgate.

Pelo duto que comunica os minieros ao exterior, além de alimentos e água, serão enviados nos próximos dias vários aparelhos para entretê-los, como sistemas de áudio mp3, um projetor compacto para vídeos – com gravações de partidas de futebol – e jogos de dados.

Está previsto um envio de roupas especiais para que suportem melhor a umidade, um dos principais problemas dos mineiros no interior da jazida.Receberão, ainda, colchões infláveis. Desde sábado, e de forma intermitente, está sendo enviado a eles ar fresco e seco através de outro duto habilitado.

Veja também  João Pessoa tem três trechos de praias impróprios para banho neste fim de semana