Para acompanhar as tendências da internet e a popularidade das produções em vídeo, o Jornal da Paraíba Online criou, em 2012, o JPTV. O conteúdo é produzido exclusivamente para a web, com linguagem específica, e já conta com 190 vídeos, vistos mais de 125 mil vezes.
Os vídeos são hospedados no YouTube, um dos cinco sites mais acessados do Brasil e que possui uma comunidade crescente. Por isso, as publicações ligadas aos colunistas do jornal, aos blogueiros e ao jornalismo diário do JPTV estão bem alocadas. Os vídeos apresentam dicas de cultura, tecnologia, moda, veículos, o colunismo social de Celino Neto e dicas da Revista Edificar, por exemplo. Mas não param por aí.
Ricardo Oliveira, um dos colunistas do Jornal da Paraíba que ajudou a criar o JPTV, conta que o conteúdo hoje é bem eclético e que os assuntos que surgem além das colunas fixas são discutidos em parceria entre a equipe de web e a do jornal. "O interessante, muitas vezes, é a integração entre a pauta do impresso e a digital”, explicou.
Ricardo citou ainda um bom exemplo dessa convergência de mídias: “Um caso interessante foi a entrevista feita com a banda Troça Harmônica, envolvendo uma visita a um ensaio da banda. O encontro gerou um vídeo e uma matéria para o Jornal da Paraíba e, usando o smartphone, era possível ler a reportagem e assistir ao vídeo no JPTV com facilidade”, conta.
Após dois anos de sucesso, o JPTV hoje tem um estúdio próprio e uma equipe dedicada. O vídeo de maior sucesso é o do colunista social Celino Neto, com mais de 2 mil visualizações semanais no PCNTV. Ele traz as novidades de Campina Grande, com detalhes sobre as festas, shows e novos empreendimentos, entre outros temas.
Ricardo calcula que já tenham sido assistidos mais de 330 minutos do conteúdo produzido para o JPTV e que mais de 60% do público assiste a esses vídeos através do site do próprio Jornal da Paraíba, pois eles são incorporados à página. Confira os vídeos do JPTV aqui.