Professor de português comenta assuntos mais prováveis de cair na prova do HULW

proferickO Jornal da Paraíba traz, todo domingo, simulados para os principais concursos que estão sendo lançados por todo o país. Uma ferramenta fundamental para saber o grau de qualificação do candidato para a prova. Confira agora as questões de Português que abordam os assuntos mais prováveis de caírem na prova do concurso do Hospital Universitário Lauro Wanderley, de acordo com o professor Erik Anderson.

Questão: 1. Em “O primeiro contato da criança com esse mundo dá-se por meio da alimentação (…) Entretando, num mundo em que a oferta de alimentos industrializados é intensa e sedutora, logo as crianças são apresentadas às guloseimas…”, o termo destacado, a fim de manter a mesma relação sintática e semântica, pode ser substituído por todas as expressões abaixo, EXCETO por:

a) mas
b) porém
c) contudo
d) portanto
e) no entanto

Comentário do professor: O conectivo “entretanto” tem valor adversativo, por isso não admite substituição por “portanto”, que é conclusivo (alternativa D). As demais alternativas apresentam conjunções adversativas (mas, porém, contudo, no entanto).

Questão: 2. “Conversei com um garoto de seis anos e ele me contou que, quando o pai cozinha, ele vai jantar e dormir na casa da avó…”. A oração destacada expressa relaçao semântica de:

a) causa
b) consequência
c) tempo
d) concessão
e) conclusão

Comentário do professor: Aqui, o elaborador exigiu o reconhecimento do sentido da conjunção “quando”. Trata-se de uma conjunção subordinativa temporal. No contexto, equivale a “sempre que”, “toda vez que”, indicando a frequência, a repetição da ação. A resposta: alínea C (tempo).

Questão: 3. Em “…assistir a programas de televisão…”, o termo destacado funciona como

a) complemento nominal
b) agente da passiva
c) objeto direto
d) objeto indireto
e) predicativo do sujeito

Comentário do professor: Uma questão elementar sobre análise sintática, outro assunto bastante explorado pela banca. De acordo com a gramática normativa, o verbo assistir no sentido de “ver, presenciar” rege a preposição “a”, sendo classificado, nesta acepção, como transitivo indireto. Na questão em tela, basta perguntar ao verbo “a quê?”, para caracterizá-lo como transitivo indireto. Isso significa que ele exige, no contexto desta questão, um complemento denominado objeto indireto. Por isso, a função do termo “a programas de televisão” é de objeto indireto, visto que o “a” que o introduz corresponde a uma preposição que encabeça o complemento de “assistir”.