Tragédia em Paris: nacionalidade das vítimas ainda não foi revelada

Polícia não informou país de origem das mais de 100 vítimas que foram retiradas do Bataclan. Brasileiros podem estar entre mortos.

A polícia ainda não informou o Consulado do Brasil em Paris sobre nacionalidade das mais de 100 vítimas da casa de shows Bataclan. Portanto, há possibilidade de que haja mais brasileiros entre as vítimas, que só foram retiradas do prédio na manhã deste sábado. Foram seis atentados terroristas, reivindicados pelo grupo extremista Estado Islâmico, que deixaram 128 pessoas mortas e cerca de 300 feridos na capital francesa. Segundo informações oficiais, 80 pessoas estão em estado grave.

Pelo menos dois brasileiros estão entre os feridos pelo atentado. O arquiteto Gabriel Sepe, de 29 anos, que estava em Paris para um congresso, levou três tiros nas costelas e foi hospitalizado, mas estava consciente e estável na manhã de hoje. Já a estudante Camila Issa levou um tiro de raspão, passou por uma cirurgia e também já passa bem.

O consulado estima que cerca de 80 mil brasileiros vivem na França, mas o número pode ser ainda maior, já que nem todos se comunicam com as autoridades brasileiras. A cônsul Maria Edileuza Fontenele Reis visitou hoje no hospital os dois brasileiros feridos. De acordo com o consulado, eles já se encontram fora de perigo.

Muitos moradores e turistas que não sabiam como se portar ligaram para o Consulado, que tinha uma funcionária de plantão durante toda a noite para solucionar dúvidas. Muitos parentes e amigos também ligaram para o Consulado para saber notícias de pessoas que estavam na capital francesa. O número do plantão é: +336 80 12 32 34.

O consulado brasileiro recomendou, por nota divulgada no Facebook, que os cidadãos brasileiros que moram na França, especialmente em Paris, contatem seus parentes no Brasil para tranquilizá-los. Além disso, a nota pede que os cidadãos restrinjam a circulação pelas ruas da capital francesa e pelo país “até que a situação se normalize”.