MPF investiga irregularidades em atuação de OS na UPA de Princesa Isabel

Indícios de irregularidades foram apontados em inspeção realizada pelo TCE, no início deste ano

MPF investiga irregularidades em atuação de OS na UPA de Princesa Isabel
Foto: ASCOM MPF

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou um inquérito civil público para apurar a existência de supostas irregularidades no funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do município de Princesa Isabel, no Sertão do Estado. O procedimento tem como alvo as informações contidas na inspeção realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) no processo TC 07095/16, que julgou irregulares as contas da Organização Social ABBC (Associação Brasileira de Beneficiência Comunitária).
A portaria dando início ao inquérito foi publicada na edição desta segunda-feira (07) e é assinada pela procuradora da República Janaína Andrade. O inquérito terá um ano para identificar, ou não, se houve dano ao patrimônio público federal e má utilização de recursos públicos.
Não é a primeira vez que a ABBC tem possíveis irregularidades em sua prestação de contas apontadas pelo TCE. Na mesma época em que analisou as contas da UPA de Princesa Isabel, o TCE também identificou problemas na gestão da UPA da cidade de Guarabira, no Brejo do Estado.
Em junho deste ano os conselheiros imputaram um débito de quase R$ 4 milhões à entidade, referente à gestão da UPA da cidade de Santa Rita. Entre as principais irregularidades encontradas estavam gastos excessivos com serviços terceirizados e possível superfaturamento.