Veneziano é oficializado no comando do MDB com a missão crescer a legenda para 2022

Por ANGÉLICA NUNES*

Veneziano é oficializado no comando do MDB com a missão crescer a legenda para 2022
Foto: divulgação/Assessoria

O nome do senador Veneziano Vital do Rêgo, que desde o seu retorno ao MDB, em janeiro deste ano, já era apontado como herdeiro natural do senador José Maranhão, foi oficializado neste domingo (7) como o novo presidente do MDB da Paraíba. Ao ex-PSB, caberá a missão de reorganizar a legenda para as Eleições 2022 e manter o legado político deixado por Maranhão.

Veneziano assume a direção estadual do MBD a partir do dia 9 de abril. Até lá, o ex-governador Roberto Paulino (MDB) fica na presidência interina da legenda e logo em seguida assume como vice-presidente. O sobrinho do Maranhão, ex-deputado federal, Benjamin Maranhão, e a filha do senador, Maria Alice Bezerra Cavancanti Maranhão Santana, apontada como possível candidata em 2022, vão atuar como membro da legenda.

De acordo com a assessoria do MDB, não houve disputa interna pela ‘herança’. A decisão foi tomada de forma participativa e consensualizada pelas principais lideranças que integram o partido no estado, nelas incluídas o ex-governador Roberto Paulino e seu filho, o deputado estadual Raniery Paulino, além de dos dez prefeitos filiados à legenda e demais membros.

A decisão ocorre quase um mês após a morte de Maranhão. No documento enviado à Executiva Nacional, o MDB-PB lamenta as circunstâncias que levaram a legenda a fazer o comunicado das mudança, mas reforça que o momento é de reorganização da legenda.

“Diante desta realidade e em conformidade com o deliberado pela Executiva Nacional, respeitando a presença de todos e o fortalecimento da legenda, que passou a ter dois senadores na Paraíba, com o retorno do Senador Veneziano Vital do Rêgo ao partido e a assunção da titularidade do mandato pela Senadora Nilda Gondim, emedebista histórica além do reconhecimento da liderança do ex-Governador Roberto Paulino e do Deputado Estadual Raniery Paulino, atual Presidente da Fundação Ulysses Guimarães na Paraíba “com vistoso trabalho” e preservando o legado do Presidente José Targino Maranhão, o MDB-PB decidiu a composição de sua Comissão Provisória, com vigência a partir de 09 de abril de 2021, de forma participativa e consensualizada, com a participação direta ou indireta de todos os líderes que compõem a legenda no Estado”, diz trecho da nota.

O documento, assinado por Roberto Paulino e por Veneziano, foi enviado pelo MDB-PB à Executiva Nacional do Partido, que deverá se posicionar em breve sobre as deliberações locais.

Veja como ficou a composição:

Presidente: Veneziano Vital do Rêgo
Vice-Presidente: Antônio Roberto de Sousa Paulino
Tesoureiro: José Luís de Sousa
Membro: Ozanilda Gondim Vital do Rêgo
Membro: Roberto Raniery de Aquino Paulino
Membro: Maria Alice Bezerra Cavancanti Maranhão Santana
Membro: Marcos Eron Nogueira
Membro: Benjamin Gomes Maranhão Neto
Membro: Ives Rocha Leitão

*Com informações da Assessoria