Prefeitura de João Pessoa consegue aval da CMJP para compra direta de vacinas

Por ANGÉLICA NUNES

Prefeitura de João Pessoa consegue aval da CMJP para compra direta de vacinas
Foto: reprodução/CMJP

A Câmara Municipal de João Pessoa aprovou nesta terça-feira (9), em sessão híbrida, o protocolo de intenções para a adesão da Prefeitura da capital ao Consórcio Público para a compra de vacina contra a Covid-19. A lei autoriza a abertura de dotação orçamentária para uma eventual compra compartilhada de imunizantes, além de medicamentos, insumos e equipamentos para a área de saúde, através da iniciativa da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).

O líder do governo, Bruno Farias, ao encaminhar o voto pela aprovação, em plenário, destacou que a prefeitura tem tentado acelerar o processo de vacinação para imunizar o maior número de pessoas na capital. O coronel Sobreira, que é da oposição votou favorável, mas chamou a atenção para o acompanhamento da compra das vacinas.

A sugestão de Sobreira é que seja aplicada a lei da transparência, de modo que seja criada uma comissão, inclusive com a participação de vereadores, para acompanhar todo o processo. O presidente da Casa, Dinho, se comprometeu encaminhar ofício com a recomendação.

Tramitação rápida

O projeto chegou para votação na Câmara de João Pessoa dias após o prefeito Cícero Lucena (PP) assinar o protocolo de intenções para a adesão ao Consórcio. A meta dos gestores municipais é adquirir vacinas no mercado internacional e, com isso, ampliar a capacidade de imunização da população. Mais de duas mil prefeituras de todo o Brasil se habilitaram para a participação no consórcio.

O projeto foi protocolado na Câmara nesta segunda-feira (8) durante reunião do presidente da Casa, Dinho Dowsley, com o vice-prefeito de João Pessoa, Léo Bezerra. Para ele, o Consórcio Público poderá suprir a demanda, caso haja demora excessiva do Ministério da Saúde na compra dos imunizantes. “É uma matéria que não se trata de bandeira política e sim para que, se necessário, a prefeitura possa comprar essas vacinas e ajudar no Plano Nacional de Vacinação”, disse.