Marco Aurélio nega pedido de Bolsonaro para derrubar decretos de governadores

Decisão não abre espaço para derrubada de outros decretos restritivos, no restante do país

Marco Aurélio nega pedido de Bolsonaro para derrubar decretos de governadores
Foto: Nelson Jr/STF

Deu o esperado. O mais lógico. O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido do presidente Jair Bolsonaro para derrubar os decretos dos governos do Distrito Federal, da Bahia e do Rio Grande do Sul que instituíram medidas de isolamento social.
A decisão é importante porque poderia abrir ‘a porta’ para a derrubada de outros decretos estaduais e municipais.
Com isso, ficam mantidos os decretos que, entre outros pontos, determinaram a limitação do funcionamento de atividades consideradas não essenciais e estabeleceram o toque de recolher para diminuir a circulação de pessoas do fim da noite até a madrugada do dia seguinte.
O questionamento feito pelo presidente foi apresentado na última sexta-feira (19). Ele argumentou que as iniciativas tomadas pelos Estados seriam inconstitucionais porque só poderiam ser adotadas com base em lei elaborada por legislativos locais, e não por decretos de governadores.

Em sua decisão, Marco Aurélio considerou que não cabe ao presidente acionar diretamente o STF. Bolsonaro assinou sozinho a ação, sem representante da Advocacia-Geral da União.

“O chefe do Executivo personifica a União, atribuindo-se ao Advogado-Geral a representação judicial, a prática de atos em juízo. Considerado o erro grosseiro, não cabe o saneamento processual”, escreveu Marco Aurélio.
*** Com informações do G1