Faixa exclusiva de ônibus vai ser instalada na Avenida Vasco da Gama

Mudança ocorre a partir da próxima quinta-feira (1º) para melhorar o fluxo de atendimento aos passageiros.

Foto: Raniery Soares/Jornal da Paraíba

A partir da próxima quinta-feira (1º) a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) deve ampliar a extensão das faixas exclusivas de ônibus na capital. O órgão deve implantar uma faixa exclusiva de ônibus na Avenida Vasco da Gama, em Jaguaribe, para melhorar o fluxo de atendimento aos passageiros.

O corredor por onde passam os ônibus na Vasco da Gama é responsável pela circulação diária de cerca de 40% da frota do transporte público de João Pessoa. Segundo a prefeitura, a nova faixa terá 1,4 quilômetros de extensão, instalada entre a saída do bairro de Cruz das Armas, entrando na esquerda na Vasco da Gama e saindo na Av. João Machado.

Uma sinalização será instalada pela equipe da Divisão do Sistema Viário (DSV) na faixa da direita, que será pintada no asfalto na cor azul. Placas indicativas ao longo do trajeto também devem alertar para a circulação específica

A equipe da Divisão do Sistema Viário (DSV) vai sinalizar a faixa da direita, que será pintada no asfalto na cor azul. Além disso, placas indicativas ao longo do trajeto vão alertar para circulação específica de ônibus. A Semob deve manter uma ação educativa, com agentes no local, por 10 dias.

“Manteremos um período educativo por dez dias, mas é essencial que todos possam ir se adaptando a mudança e respeitando a sinalização. Após isso, o condutor que desrespeitar cometerá infração gravíssima, com multa no valor de R$ 293,47 e sete pontos na CNH. Lembramos que além dos ônibus, taxistas do município de João Pessoa, com ou sem passageiros, e, ainda, profissionais com viaturas em serviço de urgência também têm autorização para transitar na faixa”, explicou Sanderson Cesário, diretor de operações da Semob-JP.

Agora, sobe para seis o número de corredores com faixas exclusivas para ônibus em João Pessoa. São eles: Centro (entre Terminal de Integração do Varadouro e General Osório), Avenidas Epitácio Pessoa, Josefa Taveira, Dom Pedro II e Nossa Senhora de Fátima, totalizando 22,2 quilômetros.