Como cuidar de jambeiros nos quintais das casas

Durante o período de floração eles chamam a atenção pelo tapete roxo, formado pelas flores que caem.

Como cuidar de jambeiros nos quintais das casas

Os jambeiros são árvores nativas do Continente Asiático, mas se adaptaram com facilidade ao clima Tropical. As árvores florescem e dão frutos no período de junho a setembro e é fácil encontrar jambeiros nas ruas e quintais das casas da cidade. Durante o período de floração, eles chamam a atenção pelo tapete roxo, formado pelas flores que caem, deixando a paisagem muito mais bonita.

Segundo o engenheiro agrônomo Anderson Fontes, diretor de Controle Ambiental da Semam, “quem tem um jambeiro no quintal de casa deve ficar atento e ter cuidado com a poda. Não é preciso podas drásticas, é importante preservar a arquitetura da copa da árvore, que tem formato de cone. E o melhor período para fazer a poda é logo após a floração e frutificação”.

Sobre o local para o plantio, Anderson Fontes orienta observar os terrenos. “É uma árvore excelente para jardins que tenham grama, pois quando as flores caem promovem um espetáculo natural, com o contraste entre a cor roxa e a grama verdinha. E se for plantar na calçada é importante que se tenha uma área com no mínimo dois metros de largura e não fazer o plantio embaixo da fiação elétrica (rede de baixa e alta tensão)”, disse.

O especialista ainda se referiu ainda à “lenda urbana” de que os jambos dos cemitérios são mais doces. “Existe sim essa crença, mas não há nada que justifique, nem mesmo em relação à fertilidade do solo. O que ocorre nos cemitérios é que as árvores estão protegidas da interferência humana e os frutos podem crescer naturalmente. Dessa forma eles amadurecem e, portanto, são mais doces”, explicou.

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura de João Pessoa tem 290 jambeiros cadastrados, mas sabe-se que existem muito mais árvores nos quintais.

Para que se mantenham saudáveis, os técnicos da Semam fazem o monitoramento das situadas nas áreas públicas, checando as condições fitossanitárias das plantas, observando se têm fungos ou cupins e tratando quando necessário.

Cuidados com as árvores

Segundo a prefeitura, quem quiser colher frutos dos jambeiros deve evitar jogar pedras e outros objetos nas árvores. As pedras podem provocar feridas nos troncos e essas feridas podem abrir espaço para fungos e outros patógenos.