Aulas presenciais em escolas públicas de Campina Grande devem voltar no dia 20 de setembro

O requisito para o retorno das aulas no modelo híbrido, é a aplicação das segundas doses das vacinas contra a Covid-19 nos profissionais da educação, diz secretário.

Foto: Divulgação
Aulas presenciais em escolas públicas de Campina Grande devem voltar no dia 20 de setembro
Aulas em escolas da rede pública devem começar no dia 20 de setembro, em CG

As aulas presenciais da rede municipal de ensino de Campina Grande devem ser retomadas no dia 20 de setembro, segundo informou o secretário municipal de Educação, Asfora Neto, nesta quarta-feira (8).

De acordo com o secretário, o retorno das aulas, que estava previsto para o dia 13 de setembro, foi adiado para o dia 20 deste mês, em virtude de um atraso na aplicação da segunda dose da vacina AstraZeneca nos profissionais da educação. A volta das atividades em creches e escolas tinha como requisito a aplicação das segundas doses das vacinas contra a Covid-19 nos profissionais.

“O retorno dependia do avanço da vacinação, especialmente, da segunda dose da vacina AstraZeneca, que foi a vacina aplicada em mais de 90% dos nossos profissionais [da educação]. Justamente na semana que estava sendo aplicada essa D2, houve um atraso nessa vacinação. O Sintab (Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste e da Borborema) fez uma assembleia e a categoria pediu que esse tempo fosse contabilizado na programação de retorno [das aulas]”, disse o secretário.

As aulas devem acontecer no formato híbrido e gradativo com, no máximo, 50% de cada turma de volta ao ambiente escolar. De acordo com o planejamento municipal, um rodízio semanal pode ser feito para que todos os estudantes possam retornar para as salas de aula.

Os alunos têm direito ao retorno, mas nenhum deles é obrigado. As atividades remotas pela internet e TV serão mantidas. Outra medida adotada pela prefeitura é a realização de uma busca ativa pelos estudantes matriculados, mas que não e estão interagindo com a escola.