Suspeito de liderar esquema de fraudes em concursos no NE é morto a tiros em João Pessoa

Homem chegou a ser preso em 2017, no âmbito da Operação Gabarito.

Divulgação/Polícia Civil

José Marcelino da Silva, de 30 anos, um dos suspeitos de liderar um esquema de fraudes em concursos públicos na Paraíba e em outros estados do Nordeste, foi morto a tiros em João Pessoa, na noite da terça-feira (14).

A vítima foi presa no âmbito da Operação Gabarito, no ano de 2017, quando já respondia em liberdade pelo mesmo crime, sendo que cometido em 2014.

>> Leia tudo sobre a Operação Gabarito

>> Lucro de quadrilha que fraudava concursos pode chegar a R$ 100 milhões

Ele era alagoano, mas morava na capital paraibana. O crime aconteceu na avenida Hilton Souto Maior, enquanto ele dirigia um carro. Dois homens em uma moto teriam se aproximado do veículo e um deles efetuou cinco disparos. A vítima estava sozinha dentro do automóvel foi atingida.

O carro que José Marcelino dirigia foi emprestado por uma mulher, de acordo com o que informou o delegado Rodolfo Santa Cruz. Ele não informou qual era o vínculo dela com a vítima, mas disse que ela já foi ouvida pela polícia, embora ainda não tenha lido o depoimento.

Também segundo o delegado, ainda não é possível afirmar se há alguma relação da morte de José Marcelino com os crimes de fraudes em concursos cometidos por ele anos atrás.

Rodolfo preferiu, ainda, não comentar sobre as linhas de investigação seguidas pela polícia, para que as investigações não sejam atrapalhadas. Por fim, ele reforçou que a dupla suspeita de cometer o crime ainda não foi identificada.

Fraudes em concursos

As fraudes em concursos públicos foram identificadas na Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte, Sergipe e Piauí.

O esquema funcionava por meio de escutas e transmissões eletrônicas durante a aplicação das provas.

“Eles repassavam as informações para os ‘professores’, que respondiam as questões e mandavam os gabaritos para os candidatos”, explicou o delegado Lucas Sá.