Retorno das aulas presenciais para parte do ensino fundamental e berçário é adiado em João Pessoa

Decisão levou em consideração a incidência da variante Delta em João Pessoa e a necessidade de aumentar os procedimentos e as medidas de segurança nas instituições escolares.

Foto: divulgação

O retorno das aulas presenciais para os anos final (8º e 9º anos) do ensino fundamental II e das crianças menores e bebês de seis meses a dois anos foi adiado pela Prefeitura de João Pessoa. De acordo com a secretária da Secretaria de Educação e Cultura da capital (Sedec), América Castro, a decisão levou em consideração a incidência da variante Delta em João Pessoa e a necessidade de aumentar os procedimentos e as medidas de segurança nas instituições escolares.

A retomada das aulas para o 8º e 9º anos do ensino fundamental será no dia 6 de outubro. A decisão do adiamento provisório surge nas análises e avaliações feitas em torno do perfil da adolescência que caracteriza este grupo, e, sobretudo, ao desempenho dos grupos que já retornaram às instituições escolares e às decisões legais das autoridades municipais competentes para deliberarem sobre as medidas relativas à pandemia.

O retorno para crianças menores e bebês de 6 meses a dois anos será adiado por mais 30 anos, porque, de acordo com a Sedec, eles carecem de cuidados e atividades pedagógicas que exigem um contato físico permanente, em face da alimentação assistida, trocas de fraldas e higiene individual com demanda de rotatividade de atendimento profissional, e considerando ainda que estas crianças são mais vulneráveis a processos gripais, alérgicos e virais, e que não poderão usar máscaras de proteção por não ser este um procedimento apropriado para idade.

Dentro das cinco etapas já iniciadas 52 mil alunos já retornaram para as salas de aula, o que representa 71% dos alunos das escolas que retornaram.