UPAs de João Pessoa registram mais de 3,6 mil atendimentos no feriadão

Desse total, 1.886 registros de atendimentos adultos e pediátricos foram de pessoas com sintomas gripais.

Foto: Juliana Santos/Secom-JP

As quatro unidades de pronto atendimento de João Pessoa (UPAs), situadas nos bairros do Valentina Figueiredo, Jardim Oceania, Cruz das Armas e Bancários, atenderam 3.688 pessoas da última sexta-feira (31) até o domingo (2), feriadão de ano novo. Desse total, 1.886 registros de atendimentos adultos e pediátricos foram de pessoas com sintomas gripais.

Durante esses três dias, a UPA Oceania atendeu 617 casos de pessoas com sintomas gripais, seguida da UPA do Valentina, com 564 casos semelhantes, UPA de Cruz das Armas, com 539, e UPA Bancários, que totalizou 166 indivíduos apresentando os mesmos sintomas, como febre, tosse, cansaço e dores no corpo.

A secretária de Saúde de João Pessoa, Margareth Diniz, destacou que, caso a população apresente algum sintoma gripal, é necessário que procure primeiro a Atenção Básica. “As pessoas que apresentarem sintomas gripais podem procurar diretamente as unidades de saúde da família que reabriram nesta segunda-feira e encontrarão o atendimento. Se houver necessidade de um atendimento especializado, a própria unidade encaminhará esse paciente à Atenção Especializada, como as upas e hospitais”, pontuou.

As UPAs mantêm pacientes em observação, por até 24 horas, para elucidação diagnóstica ou estabilização clínica, encaminhando aqueles que não tiveram suas queixas resolvidas com garantia da continuidade do cuidado para internação em serviços hospitalares de retaguarda, por meio da regulação do acesso assistencial.

Endereços das UPAs de João Pessoa:

  • UPA Oceania – Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho (Retão de Manaíra), nº 70, Jardim Oceania;
  • UPA Célio Pires de Sá – Rua Estevão Lopes Galvão, s/n, Valentina Figueiredo;
  • UPA Augusto Almeida Filho – Av. Cruz das Armas, nº 1.296, Cruz das Armas;
  • UPA Dr. Luiz Lindbergh Farias – Rua Empresário João Rodrigues Alves, s/n, Bancários.