João Pessoa tem pontos de alagamento devido às chuvas deste sábado (5)

De acordo com a Defesa Civil de João Pessoa, tiveram registros de ocorrências, mas nenhuma com gravidade, até às 8h. Já o Corpo de Bombeiros não registrou ocorrências.

João Pessoa registrou alagamento na rua Bancário Sérgio Guerra, próximo à CBTU, neste sábado (5). Foto: (Divulgação/Semob)

Devido às fortes choves na madrugada e manhã deste sábado (5), João Pessoa registrou com pontos de alagamentos pela cidade. De acordo com a Defesa Civil de João Pessoa e o Corpo de Bombeiros, nenhuma ocorrência grave foi registrada até às 8h.

A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) registrou pontos de alagamento próximos à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), na lateral da Central de Polícia, na Avenida Hilton Souto Maior, entre a Avenida Pedro II e a Avenida Coremas e na Rua da Mata, por trás do Parque Cabo Branco.

Até as 8h, todos esses pontos monitorados tinham sido normalizados, exceto nas proximidades da CBTU, que segue alagado de acordo com a Semob.

Segundo a Defesa Civil, até o momento só duas ocorrências de alagamento precisam ser visitadas, uma no bairro de Paratibe e a outra, no Cabo Branco. A primeira será visitada, porque a solicitante não informou o motivo do alagamento. A segunda, em virtude de um subdimensionamento da rede e obstrução de um bueiro, mas o problema ainda será apurado.

Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), deve chover por mais algumas horas. Entretanto, haverá uma pausa durante o transcorrer do dia, e as chuvas que virão, serão mais moderadas.

Em João Pessoa, a temperatura teve variar entre 25°C e 30°C no sábado, com previsão de sol com muitas nuvens durante o dia e períodos de nublado, com chuva a qualquer hora. No domingo, a temperatura varia de 24°C a 30°C, mantendo a previsão do sábado.

Em casos de urgência no trânsito, a população poderá utilizar os números disponíveis da Semob-JP e informar ocorrências, sendo o 9 8760-2134 (WhatsApp) e 118 do Centro Operacional de Trânsito e Transporte (COTT). A superintendência recomenda que os motoristas evitem freadas bruscas, mantenha distância do veículo da frente, respeite a sinalização e reduza a velocidade.

Número de acumulados de chuvas nas últimas 12 horas em bairros de João Pessoa, conforme o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN):

  • Centro: 115mm
  • Manaíra: 107,4mm
  • Altiplano: 42,4mm
  • Tambauzinho: 109mm
  • Cristo: 47,8mm
  • Grotão: 49,2mm
  • Cuiá: 37,4mm