PF investiga quadrilha que roubou R$ 880 mil da previdência

Quadrilha agia no Sindicato dos Trabalhadores Rurais no município de Natuba, Agreste paraibano, emitindo documentos falsos para concessão de benefícios.

Vinte homens da Polícia Federal estão cumprindo na manhã desta sexta-feira (18) quatro mandados de busca e apreensão no município de Natuba, com o objetivo de combater e desestruturar uma organização criminosa, com atuação no Estado da Paraíba, que fraudava a concessão de benefícios previdenciários.

A  ação conta com o apoio do Ministério da Previdência Social, por meio da Força Tarefa Previdenciária do Estado da Paraíba. A quadrilha atuava, por meio do Sindicato dos Trabalhadores Rurais em Natuba, na emissão fraudulenta de documentos exigidos pelo INSS para a concessão de benefícios previdenciários, tais como a declaração de exercício de atividade rural e contratos de cessão de terras pelos proprietários rurais, além da filiação extemporânea dos interessados junto ao próprio sindicato.

Levantamentos apontaram a utilização fraudulenta de quatro pequenas propriedades rurais para a concessão de oitenta e seis benefícios previdenciários. As estimativas iniciais feitas pelo Ministério da Previdência Social indicam que as ações criminosas produziram um prejuízo aos cofres públicos na ordem de R$ 880 mil.

Os investigados responderão pelos crimes de Organização Criminosa, Falsificação e Uso de Documentos e Estelionato.