Exames descartam gripe suína em jovem que retornou da Inglaterra

Foi descartado o diagnóstico de influenza A (H1N1) em uma estudante paraibana de 19 anos que retornou de viagem à Inglaterra apresentando sintomas da doença

Karoline Zilah

Foi descartado o diagnóstico de influenza A (H1N1), conhecida como gripe suína, em uma estudante paraibana de 19 anos que retornou de viagem à Inglaterra apresentando sintomas da doença. A gerência de Respostas Rápidas da Secretaria de Saúde do Estado recebeu os resultados dos exames no final da tarde da quarta-feira (17) e informou que todos deram negativos para a nova gripe.

A jovem, que foi a 5ª pessoa no Estado com suspeita do vírus, chegou a ficar em observação no isolamento domiciliar. No dia 1º desse mês, ela retornou a João Pessoa e começou a sentir dores de cabeça, tosse e coriza, que são os sintomas típicos causados pela influenza A.

Até o momento, nenhum caso de gripe suína foi detectado na Paraíba. O passo a passo do diagnóstico da jovem de 19 anos seguiu o mesmo procedimento adotado nos outros quatro registros de suspeita já investigados na Paraíba. Os exames foram enviados para o Laboratório Chagas, em Belém, no Pará, mas nenhum deles deu positivo.

Saiba quais são os sintomas

A integrante da Comissão Estadual de Controle à Infecção Hospitalar, Helena Germóglio, disse que o vírus da gripe suína (H1N1) é transmitido através da secreção respiratória: tosse e saliva. Para evitar a contaminação, o correto é lavar sempre as mãos antes das refeições e depois de viagens.

“O vírus fica encubado na pessoa durante sete dias. Depois desse período, surgem os sintomas, entre eles, cansaço e fadiga. O paciente pode ter uma gripe séria e que evolua para uma pneumonia, ocasionando a morte.