Quatro categorias de servidores da Prefeitura de CG prometem greve

Agentes de saúde e de limpeza, vigilantes e profissionais do magistério ameaçam entrar em greve a partir de janeiro caso Prefeitura não negocie reivindicações.

Karoline Zilah

Agentes de saúde e de limpeza, vigilantes e profissionais do magistério de Campina Grande. Todas estas categorias ameaçam entrar em greve no início de 2010 caso suas reivindicações não sejam negociadas com o prefeito Veneziano Vital do Rego (PMDB).

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Públicos Municipais do Agreste da Borborema (Sintab), os agentes comunitários de saúde decidiram em assembleia realizada na quarta-feira (9) que pode entrar em greve por tempo indeterminado a partir de 1º de janeiro.

Eles querem receber os salários do mês de dezembro dentro do calendário de pagamento dos demais servidores, entre outros compromissos que teriam sido firmados pela Prefeitura com os trabalhadores, mas segundo eles, não chegaram a ser cumpridos.

Já os garis deram um prazo de 30 dias para que a administração municipal “resolva pendências”. “Se não for resolvido, é mais uma categoria a entrar em greve a partir de 1º de janeiro de 2010”, divulgou o Sintab em carta à imprensa.

Os profissionais do magistério e os vigilantes também estão envolvidos na luta por benefícios trabalhistas e reajuste salarial. A previsão é de que funcionários de secretarias, merendeiras e auxiliares de serviço se reúnam no dia 16 de dezembro para discutir os problemas e encaminhar as reivindicações à Prefeitura de Campina Grande. Independente do resultado das negociações, o sindicato marcou indicativo de greve para o dia 1º de fevereiro.

A reportagem procurou a Secretaria de Administração de Campina Grande para comentar o assunto, mas as ligações não foram atendidas.