Filhotes de jiboia nascem no serpentário da Bica em João Pessoa

Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica) está com novos moradores. Os 30 filhotes de jiboia nasceram no último dia 12.

Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba

O Parque Zoobotânico Arruda Câmara (Bica), em João Pessoa, comemora a chegada de novos moradores: no último dia 12, nasceram 36 jiboias no serpentário do parque. Dos filhotes, 30 estão vivos.

Segundo o chefe da Divisão de Zoológico do Parque, o biólogo Thomaz Pires, a fêmea que deu cria chegou à Bica no final do mês de outubro e provavelmente já chegou ao zoológico fertilizada. “O tempo de gestação é de 150 dias. Esta serpente veio do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas). Pelo tempo, acreditamos que ela já veio de lá fertilizada”, explicou.

De acordo com o diretor da Bica, Edilson Batista, o destino dos filhotes ainda está sendo definido junto ao Cetas, mas provavelmente os dois mais dóceis ficarão no próprio parque para serem utilizados em aulas de Educação Ambiental. Os outros filhotes deverão ser soltos na natureza. “Ainda vamos discutir o prazo de readaptação destes animais. O Cetas vai estudar a área para recolocá-los na natureza”, informou.

Esta é a segunda vez que serpentes nascem no Parque Arruda Câmara. A primeira vez foi em 2003, quando nasceram 19 salamantas. Dos filhotes de salamanta que nasceram no zoológico, alguns morreram, outros foram soltos na natureza e um ainda está no parque.

Segundo Thomaz Pires, para algumas espécies a reprodução em cativeiro é algo comum. “Sempre que há condições propícias, as espécies conseguem se reproduzir em cativeiro. Algumas espécies têm mais facilidade para a reprodução em cativeiro, para outras, como as aves, já é mais difícil”, afirmou.

Neste ano, antes das serpentes, os últimos animais que nasceram no parque foram quatro filhotes de cágado.