CG sedia Salão de Artesanato com previsão de R$ 900 mil em vendas

12ª edição do Salão de Artesanato Paraibano acontece de 4 a 27 de junho em Campina Grande, homenageando as bordadeiras de chita do Cariri.

Da Redação
Com Secom-PB

Como de tradição, a versão de junho do Salão de Artesanato Paraibano aproveita a temporada movimentada de São João e aporta em Campina Grande. Em sua 12ª edição, o evento acontece de 4 a 27 de junho em uma tenda na avenida Otacílio Nepomuceno, no bairro do Catolé, homenageando os bordados de chita produzidos no Cariri do Estado pela cooperativa As Cabritas de Boa Vista.

Os espaços do 12º Salão foram divididos em 13 tipologias, a saber: cerâmica, madeira, tecelagem, fibras, fios, brinquedos populares, couro, cordel/xilogravura, metal, pedras, artesanato indígena, habilidades manuais e gastronomia.

Toda a ambientação do 12º Salão foi planejada dentro do tema escolhido ‘Mãos de Chita’, usando a matéria prima que é o tecido chita, que tem todo um colorido especial e bastante representativo em todo o Nordeste. Experts no assunto, as Cabritas de Boa Vista trabalham com o produto chita em suas bolsas, jogos americanos, almofadas, carteiras e demais acessórios.

Estrutura

Este ano, na entrada do Salão estarão sete manequins, expondo looks assinados por estilistas nacionais e paraibanos como Ronaldo Fraga, Renato Imbroisi/Liana Bloisi, Iuri Sarmento, Haendel Melo/Benigna Leal Melo e Ari Rodrigues, que foram confeccionados pelos artesãos e podem gerar novas possibilidades para o artesanato junto à indústria da moda. 

Na Praça da Alimentação’do Salão, representada pela gastronomia paraibana com comidas e bebidas típicas, vão ser realizados vários shows com trios de forró de pé de serra, grupos folclóricos e quadrilhas juninas. É um espaço para o lazer e o entretenimento destinado ao visitante ao término de suas compras. 

Vendas

O 12º Salão de Artesanato Paraibano terá a presença de 500 artesãos diariamente em seus estandes, representantes de várias associações, cooperativas, clubes e individuais que totalizam 5.040 pessoas cadastradas no Programa detentoras das carteiras de artesão. A previsão de vendas para o Salão feita pelo Programa, que tem como gestora Marielza Araújo, é de R$ 900 mil, com um público visitante de 70 mil pessoas. 

A solenidade de abertura do Salão acontece na próxima sexta-feira (4), às 18h, com a presença do governador do Estado, José Maranhão, quando haverá uma apresentação de quadrilha junina do município de Boa Vista que contará a história do surgimento da chita na região e sua utilização como matéria prima pelas artesãs da Cooperativa As Cabritas.