Procon-JP retira boneca da Mattel com defeito do mercado

Recolhimento foi recomendado pelo Ministério da Justiça após a ocorrência de três incidentes com crianças que se machucaram ao manusear o brinquedo.

Da Redação
Com Secom-JP

Na manhã desta quinta-feira (4), fiscais do Procon de João Pessoa começaram a retirar do mercado um brinquedo chamado “Acampamento Divertido Little People”, da empresa Mattel do Brasil. O recolhimento foi recomendado pelo Ministério da Justiça após a ocorrência de três incidentes com crianças que se machucaram ao manusear o brinquedo.

O problema do acampamento da Mattel está em uma bonequinha que o compõe, chamada Sonya Lee. A boneca é composta por seis peças de plástico e “pode quebrar na área da cintura, liberando peças pequenas que, se eventualmente engolidas, podem causar asfixia”, conforme informações do site da empresa.

Segundo a coordenadora de Fiscalização do Procon-JP, Salete Estêvão, a operação não tem previsão para terminar. “Nossos fiscais continuarão em campo até que todas as lojas sejam percorridas e o brinquedo seja removido”, disse. No Brasil, de acordo com um comunicado divulgado no site da Mattel, oito bonecas foram vendidas durante o período de 16 e 31 de julho de 2010 em João Pessoa, Rio Claro (SP), Anápolis (GO) e São Paulo (SP).

A boneca pode ser dobrada pela cintura, está vestida com uma blusa verde e acompanha uma máquina fotográfica roxa próxima ao peito. O nome Sonya Lee está impresso na parte inferior do brinquedo. O consumidor deverá fazer um cadastro pelo telefone 0800-770-1207, de segunda a sexta, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h, ou, ainda, pelo site da empresa, para devolver a boneca (a Mattel fará o reembolso do produto) ou trocá-la por outro brinquedo.

Por se tratar de possibilidade de acidente com risco à saúde e segurança das crianças, o atendimento deve ser de imediato. Caso o consumidor tenha qualquer dificuldade para fazer a substituição ou reembolso do produto, deve procurar o órgão de defesa do consumidor.