Funad completa 20 anos

Nesse período, a Fundação já beneficiou mais de 30 mil portadores de necessidades especiais

Em 20 anos de existência, mais de 30 mil pessoas foram beneficiadas pela Fundação Centro Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência (Funad), em João Pessoa. O local oferece assistência médica, psicológica, social e educacional a pessoas de diversas cidades da Paraíba. As comemorações alusivas às duas décadas de trabalho serão efetivadas a partir de amanhã.

De acordo com dados divulgados pela Funad, 14,5% da população brasileira possui algum tipo de deficiência. Mas na Paraíba, esse índice é ainda maior. Das pessoas que vivem no Estado (3,7 milhões), 18,8% são portadores de deficiências físicas ou mentais. A Funad é o centro de referência onde esses paraibanos podem buscar auxílio.

Segundo a presidente da instituição, Simone Jordão Almeida, existem atualmente 3.480 pessoas cadastradas nos serviços da fundação. Por mês, outros 150 novos pacientes são encaminhados para receber assistência no local. Ela acrescenta que a instituição está entre as poucas no Brasil que oferece atendimento nas deficiências física, mental, visual e auditiva.

Para isso, a Funad conta com uma equipe multidisciplinar. São, ao todo, 420 profissionais. Entre eles, estão fisioterapeutas, médicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas, advogados, educadores culturais, nutricionistas, terapeutas educacionais, fonoaudiólogos e psicopedagogo.

Uma das pessoas atendidas é a pequena Samara, de oito anos de idade. Portadora de deficiência mental leve, a menina é moradora do município de Livramento, que fica a 243 quilômetros de João Pessoa. Ao lado da mãe, a garota viaja duas vezes por semana para receber tratamento na capital. “São duas horas de viagem.

Passamos o dia todo na Funad. Aqui, ela é consultada pelos médicos, psicólogos, assiste aulas e brinca. É cansativo. Deixei de trabalhar para cuidar dela, mas vale a pena”, diz a mãe de Samara, a dona de casa Maria de Lopes Pessoa.

No ônibus que traz Samara a João Pessoa, vem também a doméstica Rosa Martins de Souza. Ela mora em Livramento e é mãe de um menino de 11 anos que tem problemas mentais. Duas vezes por semana, mãe e filho pegam a estrada para receberem tratamento. “Gosto muito daqui, nem sei o que seria da vida de meu filho se esse centro aqui não existisse”, conta.

Histórico

Funad foi fundada em março de 1991, mas o primeiro atendimento só ocorreu no dia 24 de abril de 1991. Por isso, essa foi a data que ficou marcada como começo do trabalho de assistência e inclusão das pessoas com deficiência na Paraíba. As comemorações alusivas aos 20 anos de Funad serão iniciadas neste domingo, por ser o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência. Para marcar as datas, serão promovidas diversas ações que irão se estender até sexta-feira da próxima semana. Serão atividades educativas, culturais e esportivas, que ocorrerão na praia de Tambaú e na sede da Fundação.


Programação de aniversário

A programação será aberta amanhã, com uma caminhada que começará às 15h. A concentração será no Busto de Tamandaré e a dispersão, no Largo da Gameleira. Nas praias de Tambaú e Manaíra ainda acontecerão apresentações artísticas e culturais. Já de segunda até a sexta-feira, serão realizadas conferências, lançamentos de livro e selo, palestras, oficinas e o 1º Fórum de Acessibilidade e Mobilidade Urbana. O evento terá presença de prefeitos paraibanos e do vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público de Defesa dos Direitos dos Idosos e Pessoas com Deficiência, Waldir Macieira