BPTran registra 309 casos de embriaguez ao volante em JP

Dados são do Batalhão de Polícia de Trânsito em João Pessoa. Outubro registrou 44 ocorrências.

De janeiro até outubro deste ano o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) registrou 309 ocorrências de embriaguez ao volante em João Pessoa. Apenas no mês de outubro foram registradas 44 ocorrências deste tipo. De acordo um levantamento divulgado nesta sexta-feira (4) pelo Ministério da Saúde, 845 pessoas morreram em acidentes de trânsito na Paraíba, no ano passado. Estima-se que 30% dos acidentes são provocados por motoristas alcoolizados.

Em janeiro, foram registrados 30 casos de embriaguez ao volante na capital. Em setembro, foram 33 casos.  Ainda pelos dados do BPTran, as ocorrências de colisão ficaram em 1.283 casos e de falta de habilitação para dirigir ficaram em 1.649.

O estudante Vamberto Júnior escapou por pouco de entrar na estatística de 2011. Em julho, no cruzamento da avenida Epitácio Pessoa, em João Pessoa, o carro que dirigia foi atingido por um outro veículo. Das três pessoas que estavam como ele, duas morreram, a namorada, Raíssa Guedes, e um amigo, Ronaldo Soares.

O suspeito de provocar o acidente aparentava estar bêbado e se recusou a fazer o teste do bafômetro. Na quarta-feira (3) o Supremo Tribunal Federal reafirmou que dirigir com concentração de álcool por litro de sangue igual ou superior a 6 decigramas é crime, sujeito à detenção, mesmo que o motorista não provoque risco a outras pessoas.

O deputado federal Ruy Carneiro (PSDB), é autor do Projeto de Lei (PL2473/2011) que prevê pena de sete a 20 anos e suspensão da habilitação para o condutor que praticar crime de homicídio doloso, quando há intenção de matar. Segundo Ruy Carneiro, o projeto moderniza o Código de Trânsito Brasileiro nos casos em que o motorista se recusa a se submeter ao teste do bafômetro ou etilômetro para comprovar embriaguez.

Neste sábado (5) acontece no Busto de Tamandaré, em João Pessoa, a mobilização Paz no Trânsito. O ato está previsto para ter início às 17h.O objetivo da mobilização é protestar pelos acidentes no trânsito provocados por motoristas embriagados.