Escolas municipais de JP começam a matricular nesta terça-feira

Escolas da municipais de João Pessoa oferecem 20 mil vagas para alunos novatos, matrículas começam nesta terça-feira (3).

As matrículas na rede municipal de João Pessoa para os alunos novatos das séries do ensino fundamental I e II começam hoje e seguem até o dia 31 de janeiro. Ao todo, são oferecidas 20 mil novas vagas para o ano letivo 2012. Já a renovação das matrículas dos antigos alunos foi encerrada no último dia 20.

No ato da matrícula, os novatos terão que apresentar histórico escolar, xérox da certidão de nascimento, duas fotos 3×4 e o cartão de vacinação para os alunos dos Centros de Referência em Educação Infantil (Creis). O aluno que não tiver em mãos algum desses documentos pode fazer a matrícula e apresentar no prazo máximo de 45 dias o comprovante obrigatório.

A assessoria de comunicação da Secretaria disse que ainda tem informações sobre o quantitativo de vagas ofertadas por escola após recadastramento dos antigos alunos. Estas informações só vão estar disponíveis quando as escolas encaminharem os dados do recadastramento para a secretaria de educação.

A renovação das matrículas dos alunos que já estudavam nas escolas da rede municipal foi feita automaticamente em todas as escolas e Creis. Seguindo recomendação do Ministério da Educação (MEC), para a primeira série do ensino fundamental, podem se matricular alunos com seis anos completos ou a completar até o dia 30 de março. As únicas exceções serão alunos oriendos de creches ou de outras unidades escolares.

Os estudantes portadores de necessidades especiais podem se matricular nas escolas municipais adaptadas. Na maioria dos bairros existem escolas aptas a receber essa população, segundo informou a assessoria de comunicação. Pais ou familiares devem procurar as escolas mais próximas de suas residências e solicitar as vagas.

As aulas da rede municipal terão início no dia 6 de fevereiro já o retorno às aulas nos Creis acontece amanhã. Os novos fardamentos devem ser entregues a partir do dia 16.