Projeto ajuda agricultores a melhorar produção agrícola

Iniciativa começou a ser posta em prática no ano passado, já recuperou sete equipamentos inutilizados.

Um projeto de extensão desenvolvido pelo Centro de Ciências Agrárias e Ambientais (CCCA) da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está ajudando os agricultores do município de Lagoa Seca, no Brejo, a aumentar a capacidade de produção agrícola.

Há cerca de quatro anos, 38 produtores locais foram contemplados com o projeto do governo do Estado “Tarifa verde” e receberam equipamentos de irrigação com baixo consumo de energia. “Muitos agricultores não os utilizavam corretamente, alguns kits exigiam adaptações que não foram feitas, por isso muitos acabaram sendo abandonados e deixando de funcionar”, explica o professor Mário Sérgio Araújo, responsável pelo projeto “Capacitação em Manejo de Irrigação para Agricultores de Base Familiar”.

A iniciativa, que começou a ser posta em prática no ano passado, já recuperou sete equipamentos inutilizados e está sendo retomada neste mês. Ela é desenvolvida com o apoio de alunos bolsistas, que fazem visitas técnicas e avaliam a situação. “Só há custo para os produtores, quando é necessário comprar algum equipamento. Mas geralmente são peças baratas”, disse o professor, que também coordena o CCAA.

A expetativa do projeto de extensão é ampliar o número de agricultores beneficiados e devolver sua capacidade produtiva.

“Muitas bombas pararam de funcionar por conta de falhas simples na tubulação ou nos filtros. A equipe instalou novos dispositivos que permitiram ao equipamento voltar a bombear a água. Com isso, os agricultores estão retomando, principalmente, o plantio de hortas comunitárias”, disse.

Ele explica que o projeto é realizado sem o intermédio de associação e que a seleção dos produtores rurais atendidos ocorre durante as visitas técnicas, que são realizadas semanalmente.