Dia da Mentira surgiu após mudança no calendário europeu

Até 1564, o ano novo era comemorado em 25 de março e os festejos eram prolongados até o dia 1º de abril.

Existem muitas histórias sobre o surgimento do ‘ Dia da mentira’, mas nenhum registro oficial. Entre as inúmeras versões, a mais recorrente é de que a data surgiu após uma mudança no calendário Europeu.

Até 1564, o ano novo era comemorado em 25 de março e os festejos eram prolongados até o dia 1º de abril. Neste ano, entretanto, o rei Carlos IX da França determinou que o ano novo passasse a ser comemorado em 1º de janeiro, o que causou grande confusão no país e no continente.

Algumas pessoas, as mais tradicionais, resistiram a mudança no calendário e continuaram a fazer tal comemoração na data de 1º de abril, seguindo o calendário antigo.

A resistência dos conservadores virou motivo de gozação por parte daquelas que aceitavam a nova data. Os últimos começaram a enviar aos primeiros presentes estranhos ou convites de festas que não existiam.

Outra explicação dada para o surgimento da data é que, naquela época, os meios de comunicação eram precários e as notícias demoravam muito para chegar a toda a sociedade, fazendo com que a confusão em decorrência da mudança fosse usada para se fazerem brincadeiras envolvendo mentiras.

Anos após isso, a data inusitada se espalhou por vários países (Inglaterra, Estados Unidos, França), incluindo o Brasil.