Rede pública vai oferecer vacina contra catapora a partir de 2013

Vacina será ministrada nas unidades de saúde gratuitamente, junto com a tríplice viral, que protege contra rubéola, sarampo e caxumba.

A partir do próximo ano, a vacina contra catapora passará a ser distribuída gratuitamente na rede pública de saúde, segundo previsão do Ministério da Saúde. Ela será ministrada com a imunização tríplice viral, que protege a criança contra rubéola, sarampo e caxumba. Com a inclusão, as doses se tornarão tetravirais. Atualmente, a imunização não faz parte do calendário vacinal, criado pelo órgão, e só é disponibilizada à população em clínicas particulares.

Através da assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde informou que as doses contra catapora, que também é chamada de varicela, serão produzidas pela Fundação Fiocruz, uma instituição que qualifica profissionais e realiza pesquisas para o Sistema Único de Saúde (SUS). O governo federal já está preparando um acordo para transferência de tecnologia, o que permitirá a produção da vacina contra a doença. A quantidade que será produzida e os valores investidos, no entanto, não foram revelados. Essas informações só serão divulgadas no final deste ano.

A intenção do governo é reduzir os registros de catapora, que aumentam em todas as regiões do Brasil. Só na Paraíba, segundo a Secretaria de Estado da Saúde, foram registrados 1.346 casos da doença nos 223 municípios. Este ano, em apenas 20 semanas, as ocorrências já chegaram a 297.

Segundo o Ministério da Saúde, a vacina ainda não é disponibilizada nos postos de atenção básica à saúde, porque o governo não havia encontrado laboratórios que tivessem condições de fabricar a quantidade necessária para atender a população do país. No entanto, após a elaboração de alguns estudos, foi constatado que a Fundação Fiocruz possui estrutura para atender a demanda.

Para a presidente da Sociedade Brasileira de Pediatria, seção Paraíba, Kátia Laureano, a inclusão da vacina no calendário da rede pública vai fechar uma lacuna existente há muito tempo, que tem prejudicado a população de menor poder aquisitivo.

Segundo a médica, a vacina contra a Hepatite A também não é fornecida pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “A inclusão da imunização contra a varicela no calendário de saúde pública era uma reivindicação antiga da classe médica. Quando conseguirmos isso, iremos lutar também pela inclusão da vacina contra Hepatite A”, revela.

O presidente da Sociedade Paraibana de Infectologia, Benedito Bruno de Oliveira, também aprovou a iniciativa do governo em incluir a vacina na rede pública.

Na Paraíba, o tratamento da catapora está disponível em todas as unidades do Programa de Saúde na Família (PSF).