Centro de Zoonoses atende só animais de rua

Ministério Público recomendou impedimento do tratamento de animais de estimação no serviço público.

Há quatro anos em vigor em Campina Grande, a lei de posse responsável de animais impede que o serviço público prestado pelo Centro de Zoonoses da cidade realize qualquer atendimento médico veterinário nos animais que tiverem donos. Com isso, o único órgão do gênero no interior da Paraíba está autorizado a prestar serviço apenas aos animais de rua, realizando vacinação e castração, enquanto que a saída para quem tem um bicho de estimação com algum problema de saúde é recorrer a um médico veterinário particular.

De acordo com Fernando Grosso, diretor do Zoonoses, o Ministério Público recomendou e o Conselho Regional de Medicina Veterinária acatou o impedimento do tratamento de animais de estimação no serviço público, uma vez que poderia onerar o setor público, e ainda provocar uma crise na categoria veterinária, já que a procura particular estaria seriamente comprometida. “Se continuássemos oferecendo o serviço, a profissão de veterinário poderia acabar, já que todos iam procurar o serviço do Centro de Zoonoses como acontecia na época”, contou.

Esse caminho foi a primeira alternativa para o agrônomo Alexandre Azevedo no ano passado. Criador de um cachorro da raça Labrador, o animal teve um problema sério em seu sistema imunológico, e após não encontrar o auxílio no serviço público, precisou recorrer a um profissional particular. “Sem um serviço público que nos auxilie, tudo acaba ficando muito caro. Tem a consulta que pagamos e os medicamentos. Se pelo menos recebêssemos um atendimento público, já ajudaria bastante”, explicou Alexandre. (Givaldo Cavalcanti)