9,8 mil faltam ao PSS

Segundo dia do PSS-2013 teve 9.849 faltosos, número é de 1.251 pessoas a mais do que o registrado no primeiro dia de provas.

A Comissão Permanente do Concurso Vestibular (Coperve) contabilizou que 9.849 candidatos, em todo o Estado, faltaram ontem às provas da segunda série (PSS 2) do Processo Seletivo Seriado (PSS-2013) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Conforme o informativo divulgado ontem pela Comissão, foram 1.251 pessoas a mais do que o registrado no último domingo, quando foram aplicadas as provas da primeira série (PSS 1).

Além dos faltosos, alguns candidatos ainda insistiram em levar aparelhos celulares para os locais de prova. Somente ontem, em João Pessoa, 25 candidatos foram eliminados do concurso por estarem portando o objeto. Ainda conforme o informativo, um candidato, também na capital, foi eliminado por estar com anotações sobre as matérias.

No início da manhã de ontem, as redondezas da UFPB, em João Pessoa, estavam tomadas por carros e pedestres que se apressavam para não perder o segundo dia das provas do Processo Seletivo Seriado (PSS). Agentes da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana estiveram no local para facilitar a fluidez do trânsito.

A candidata Thaís Albuquerque, 17 anos, fez PSS pela primeira vez e, para não arriscar perder a prova, chegou cedo ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA). “Eu já vi tanta gente perder prova que me adiantei para não acontecer o mesmo comigo. Cheguei às 7h20 e não me importo nem um pouco em esperar”, brincou.

Os minutos foram se passando e o cenário era de correria. Pontualmente às 8h, os locais de prova foram ‘fechados’ com faixas de isolamento e para quem chegou depois não foi permitido entrar nas salas de aplicação de provas.

Ainda ofegante, Alex Sidney, 24 anos, contou que os sentimentos que ficam após perder a prova são de raiva e desgosto. “Quando eu penso na boa pontuação que fiz ontem (domingo) e que hoje (ontem) acordei cedo e peguei um táxi para não me atrasar e mesmo assim, faltando dois minutos, não pude mais entrar, dá raiva de mim mesmo. O desgosto é tanto que nem sei se vou fazer vestibular de novo”, lamentou Alex, que pretendia cursar Geografia.

Já Renato Ferreira, 19 anos, que faz vestibular pela segunda vez, pretendia cursar Direito, mas por cinco minutos o sonho foi adiado. “Saí de casa às 7h30 e vim de moto por ser mais rápido, mas infelizmente não deu tempo. Minha esperança agora é entrar na universidade através do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)”, relatou.

Por volta das 11h, os candidatos já começavam a deixar os locais de prova e comentavam entre si o desempenho de cada um e o grau de dificuldade das questões, a exemplo da estudante Verônica Cândido, 25 anos, que presta vestibular pela terceira vez.

“As provas de hoje (ontem) estavam mais elaboradas do que as de ontem (domingo), mas de um modo geral eu gostei, estava dentro do esperado, principalmente português e física. A que menos gostei foi matemática, porque além de ter cálculos complexos, não me identifico com a matéria. Estou confiante que irei passar”, declarou a candidata ao curso de Tecnologia em Produtos de Origem Animal.

No último domingo e ontem, os vestibulandos responderam 64 questões de múltipla escolha das disciplinas do ensino médio, sendo o conteúdo do 1º e 2º ano, respectivamente. Os gabaritos das provas estão disponibilizados no site oficial da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).

No dia 10 de janeiro de 2013 está prevista a divulgação da relação dos candidatos aptos às provas do PSS 3, referentes à 3º série, que serão realizadas nos dias 20 e 21 do mesmo mês. Já a previsão para divulgar a primeira lista de classificados no vestibular é para o dia 1º de março.

GABARITO OFICIAL
O presidente da Coperve, João Lins, informou que o gabarito oficial das provas desta primeira etapa serão divulgados até a próxima semana. Já a lista com os candidatos aptos à prova da terceira série e os locais do exame obedecerão o calendário e serão divulgados no dia 10 de janeiro de 2013.

Ainda conforme o calendário do concurso, as provas para a segunda fase do PSS deverão ser aplicadas nos dias 20 e 21 de janeiro.