Agricultor não deve antecipar plantio

Especialistas sugerem que os agricultores esperem até o final de fevereiro para iniciar o plantio das sementes.

Conforme a meteorologia, o plantio das sementes deve ser iniciado dentro do quadrimestre mais chuvoso de cada região (no caso do semiárido, entre fevereiro e maio). Para os especialistas, estes são os melhores períodos, considerando a previsão de chuvas para 2013. De acordo com eles, no semiárido, o início do período chuvoso não garantirá a regularidade das chuvas, já que existe a possibilidade de ocorrência de veranicos (curtos períodos sem chuvas), mas a estiagem não deverá se prolongar por muito tempo.

Segundo o gerente de Monitoramento da Aesa, Lucílio José Vieira, isso pode trazer déficit hídrico à manutenção e desenvolvimento de certas culturas. “A sugestão é de que os agricultores comecem a plantar no final de fevereiro, quando a previsão nos mostra a chegada de chuvas mais regulares”, informou.

Mas conforme Marle Bandeira, meteorologista da agência, a previsão acontece com os dados registrados atualmente e por causa das condições do oceano Atlântico, que muda rapidamente, as condições podem ser modificadas. “Mesmo assim, as condições do próximo ano indicam que não haverá a continuidade da seca e que a estiagem não deverá se prolongar”, informou.

A Aesa recomenda que os homens do campo sigam o calendário e o zoneamento agrícola definido pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).