Caminhões causam desordem

Moradores reclamam que estacionam de forma desordenada por todas as ruas da cidade, gerando transtornos à população.

Os moradores de Cabedelo, Região Metropolitana de João Pessoa, reclamam do trânsito caótico da cidade causado pelo tráfego intenso de caminhões que circulam para o terminal portuário. A prefeitura de Cabedelo, através da Secretaria de Mobilidade Urbana, está buscando, junto à Companhia Docas da Paraíba, um entendimento para aplicação de ações de melhoria para a mobilidade da área.

Segundo relato da população, os caminhões estacionam de forma desordenada por todas as ruas da cidade, gerando transtornos aos moradores e até mesmo turistas, que pretendem visitar a Fortaleza de Santa Catarina. “Quem é de fora acaba desistindo de conhecer a Fortaleza, pois precisa usar rotas provisórias, já que, com a circulação de caminhões, alguns trechos que são mais fáceis ficam interrompidos”, relatou o vendedor José dos Ramos ao acrescentar que o tráfego de caminhões também é intenso no entorno do terminal de combustível.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura de Cabedelo, representantes do órgão e da Docas já visitaram as ruas adjacentes ao Porto de Cabedelo, com o objetivo de organizar a rotina da cidade com as atividades do porto.

Conforme o titular da Secretaria de Mobilidade Urbana, coronel Romildo Oliveira, já foram colocadas placas de ‘proibido estacionar’ do lado direito de uma rua no Centro da cidade, para que o lado esquerdo fique preservado para a circulação dos veículos pequenos. Além disso, contou que a secretaria está viabilizando a liberação do canteiro na rua Aderbal Piragibe, que fica por trás da Igreja Sagrado Coração de Jesus, para ficar com sentido mão única, bem como a Presidente João Pessoa.

“Dessa forma, pretendemos otimizar o fluxo de veículos. Da mesma maneira, estamos estudando a retirada do ponto de ônibus próximo à igreja, para liberar a passagem de caminhões pelo local, já que neste ponto vários veículos de transporte coletivo ficam estacionados. Então, é uma possibilidade de nova via de caminhões, mas precisamos ver ainda um local para relocar esse ponto de ônibus”, detalhou.

A longo prazo, Romildo Oliveira disse que está prevista a construção de um giradouro nas proximidades do Posto Furtado, a fim de readequar o tráfego, que atualmente possui grande fluxo de veículos, ligando João Pessoa a Cabedelo, o que tem contribuído para a ocorrência de muitos acidentes. Outra medida anunciada pelo secretário será a instalação de semáforos.

Sobre a forma desordenada de estacionamento de caminhões nas imediações portuárias, o secretário informou que ainda será preciso um entendimento, junto com os proprietários das empresas, já que os mesmos alegam não ter espaço suficiente para estacionar os veículos na área interna das instalações empresariais. “É preciso entrar em um acordo, porque na cidade não tem local adequado para disponibilizar um estacionamento para esses caminhões”, declarou.

De acordo com a assessora de gabinete do presidente da Companhia Docas da Paraíba, Wilbur Jácome, somente ele poderia comentar o assunto, no entanto, ele não atendeu nenhuma de nossas ligações.

DÉFICIT
Segundo coronel Romildo Oliveira, entre as dificuldades enfrentadas pelo órgão, o déficit de pessoal é o de maior relevância. “Atualmente, contamos com apenas dez integrantes na secretaria de mobilidade e isso tem dificultado nosso trabalho. No entanto, já convocamos 20 pessoas aprovadas no último concurso público, que farão curso com instrutores da Polícia Rodoviária Federal, para que possamos reforçar nosso efetivo e melhorar o desempenho de nossas ações.

A intenção é adequar a cidade para um fluxo de aproximadamente 15 mil caminhões por mês que circulam pela cidade, levando ou trazendo cargas para o terminal portuário.