Maternidade agenda cirurgias em Patos

A primeira semana de realização das cirurgias eletivas foi dedicada aos atendimentos e procedimentos pré-cirúrgicos.

A fila de quem aguarda por uma cirurgia eletiva deve começar a diminuir no Sertão paraibano com a implantação da agenda de procedimentos cirúrgicos referentes ao aparelho reprodutor feminino na Maternidade Doutor Peregrino Filho, em Patos. A novidade começou a ser operacionalizada há duas semanas e já beneficiou cinco pessoas que precisavam de cirurgia.

Segundo o gerente da 6ª Gerência Regional de Saúde, José Leudo Farias, a primeira semana de realização das cirurgias eletivas foi dedicada aos atendimentos e procedimentos pré-cirúrgicos, sendo as cirurgias feitas apenas na segunda semana de trabalho. A ideia, disse Leudo, é realizar de uma a duas cirurgias por dia na Maternidade de Patos.

“O nosso limitador, na verdade, é que temos apenas duas salas de cirurgias. Uma delas é para as cesarianas, então, no dia em que tiver cesárias, não poderemos agendar outro procedimento.

Nestes dias, faremos apenas uma cirurgia”, explicou o gerente da 6ª regional, destacando que, mesmo assim, tudo isso já é um grande avanço para o setor da saúde no Sertão. “Tem pessoas que aguardam por uma cirurgia de laqueadura, por exemplo, há dois anos. Antes da vinda do Gerir, que hoje administra a maternidade, essas cirurgias eram feitas sem regulação formal, não existia uma agenda prévia e a maioria das pessoas eram encaminhadas para Campina Grande e até para a cidade de Alexandria, no Rio Grande do Norte”, comentou ele, comemorando a iniciativa.

De acordo com o superintendente executivo do Instituto Gerir, Edsamuel Araújo, a agenda funciona de forma simples, mas bastante rígida. Ele esclareceu que para conseguir qualquer cirurgia referente ao aparelho reprodutor feminino, a exemplo de laqueadura, suspensão de bexiga, biopsias do endométrio, biopsia do colo uterino, dilatação do colo uterino, neossalpingostomia, dentre outras, a paciente deve ser encaminhada pela prefeitura de sua cidade através dos Postos de Saúde e pelo Programa de Saúde da Família (PSF).

“Cada prefeitura manda sua lista de pacientes com endereços e telefones para a 6ª Gerência Regional da Saúde, que por sua vez, realiza o agendamento do atendimento e posterior cirurgia na maternidade se adequando ao cronograma de atendimentos existentes na nossa unidade, assim tornamos o processo mais justo e ágil”, esclarece Edsamuel.

A grande vantagem das mulheres serem encaminhadas para a Maternidade de Patos, além da paciente realizar uma cirurgia sem ter que se deslocar para Campina Grande ou outros centros maiores, é a de que a maternidade também dispõe de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e toda a infraestrutura de um grande hospital para atender à demanda.

A Maternidade Doutor Peregrino Filho também é referência para mais de 90 municípios paraibanos, além de algumas cidades dos estados de Pernambuco e Rio Grande do Norte, em função dos serviços que oferece. No local são oferecidos atendimentos nas áreas de Clínica Cirúrgica, Clínica de Alto Risco, Curetagem, Clínica Parto Normal, Clínica Médica, Ucin, UTI Neonatal, UTI Materna, Clínica Mãe Canguru, com Pronto Atendimento às gestantes.

A Maternidade de Patos fica na Rua Elias Asfora, S/N, no Jardim Guanabara e está sendo administrada, desde o dia 5 de junho último, pela Organização Social, Instituto Gerir.