Semam aguarda autorização da SPU para liberar Guajiru

Projeto teve suas duas tendas e dois contêineres retirados, no último sábado (28).

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) afirmou, nesta sexta-feira (4), que aguarda a liberação da Secretaria do Patrimônio da União (SPU) para recolocar a estrutura Organização Não Governamental Tartarugas Urbanas (Guajiru) nas areias da praia do Bessa. O projeto teve suas duas tendas e dois contêineres retirados, no último sábado (28), porque a SPU não autorizou a permanência dos equipamentos.

O secretário de Meio Ambiente de João Pessoa, Edilton Nóbrega, afirmou que a Seman quer retomar o auxílio ao projeto da Ong Guariju e já concedeu a licença para as atividades, mas depende da SPU. “Estamos aguardando um posicionamento do Patrimônio da União. Retiramos a estrutura porque corríamos risco de ser acionados judicialmente. Na hora que eles liberarem, levaremos a estrutura de volta”, afirmou.

Segundo a Ong, desde que as atividades do projeto foram encerradas, 99 tartarugas foram encontradas mortas na praia do Bessa. Sem o trabalho dos voluntários para sinalizar os ninhos e cuidados para que as tartaruguinhas sigam para o mar, elas acabam sendo atraídas para o asfalto pelas luzes dos postes.