Motoristas de ônbus de CG encerram greve

Categoria aceitou proposta de 9% de reajuste. Serviço volta a partir das 5h da quinta-feira (24).

Os motoristas de ônibus de Campina Grande decidiram, no início da noite desta quarta-feira (23), encerrar a greve que tinha sido iniciada à 0h. A categoria aceitou uma proposta de reajuste salarial de 9% apresentada pelos empresários do setor. De acordo com o Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transporte Urbanos de Passageiros de Campina Grande (Simcof), o serviço vai ser retomado na sua plenitude a partir das 5h da quinta-feira (24).

A decisão de voltar ao trabalho foi tomada durante assembleia após uma reunião com os representantes das empresas. Durante a tarde, 60% da frota tinha voltado a circular em atendimento à uma decisão da Justiça do Trabalho. O desembargador Ubiratan Delgado, vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB), estabeleceu uma multa de R$ 50 mil por dia, caso a determinação não fosse cumprida.

O reajuste salarial acatado pelos motoristas é 7 pontos percentuais menor do que o exigido no início da negociação, quando a categoria pedia 16%. Em uma primeira reunião realizada nesta quarta-feira os empresários ofereceram 8%.

“Dessa vez os empresários ofereceram 8%, nós pedimos 9,5%, e o mediador da Delegacia do Trabalho sugeriu 9%. Os empresários concordaram e nós levamos a proposta para a assembleia, onde os trabalhadores decidiram pelo fim da greve”, explicou Antonino Macedo, presidente do Simcof.

A greve chegou a paralisar 100% do serviço em Campina Grande. Os mais de 200 veículos que formam a frota ficaram nas garagens.Segundo o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Sitrans), cerca de 95 mil embarques deixaram de ser realizados durante as quase 20 horas do movimento.

(atualizada às 20h38)