Dona Inês completa 55 anos de emancipação política com grande festa

Programação segue até o domingo (16) com festival de cultura, torneio de futebol e show com bandas em praça pública.

Os 55 anos de emancipação política do município de Dona Inês, localizado há 160 km de João Pessoa, no Curimataú paraibano, será comemorado com festa que começa nesta sexta-feira (14). A programação segue até o domingo (16) com festival de cultura, torneio de futebol e show com bandas em praça pública.

A programação será aberta com o ‘I Festival Cultural do Mais Educação’, que traz o tema ‘Brasil de Todas as Cores’. O evento, que será realizado no Ginásio Poliesportivo da Cidade, conta com apresentações teatrais, musicais e danças.

No sábado (15), haverá o torneio de futebol de campo, reunindo equipes de todo o município. No dia 16, no domingo, estão marcados diversos shows na praça da cidade.

História

Dona Inês comecou a ser colonizada no no inicio do século XX, quando se formaram os pequenos sítios e fazendas. Os primeiros moradores do lugar foram José Paulino da Costa, Pedro Teodoro da Silva e Pedro José Teixeira. Por volta de 1850, vaqueiros que vinham de outras regiões à procura de gado desgarrado, avistaram ao longe uma coluna de fumaça. Eles acreditavam que o lugar era completamente desabitado e estranharam a fumaça. Mesmo assim, se dirigiram ao local e encontraram, à sombra de um cajueiro, ao lado de uma cacimba, uma senhora de cor branca, tendo como acompanhante um serviçal negro. A senhora disse chamar-se Inês e afirmou ser senhora de engenho, em Pernambuco. A senhora nunca mais foi vista, surgindo desse fato, a denominação do lugar de Serra de Dona Inês.

Sua independência política e autonomia administrativa, ocorreu no dia 17 de novembro de 1959.