Campanha pretende imunizar mais de 80 mil animais contra a raiva

Cães e gatos devem receber a vacina a partir do dia 16 de novembro. Vão ser disponibilizados 200 pontos de vacinação na Grande JP.

Com a previsão de imunizar 88 mil cães e gatos, a Campanha Antirrábica 2015 vai disponibilizar 200 pontos de vacinação, na Região Metropolitana de João Pessoa. Ao todo, a capital possui uma população aproximada de 111 mil cães e gatos, deste total, 81 mil são cães. A primeira etapa da vacinação vai acontecer a partir do dia 16 de novembro, com postos localizados nas comunidades mais distantes, como Engenho Velho, Mussuré e Barra de Gramame. Já no dia 28, dia ‘D’ da campanha, cada bairro receberá um posto de vacinação, que atenderá a população das 8 às 17h.

O público-alvo da campanha são os cães e gatos, no entanto, o Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa (Cvaz) pretende imunizar um número maior de cães. “O programa visa cães e gatos, nossa meta é 80% da população desses animais. Porém, os cães vão receber uma atenção maior. Queremos imunizar 62 mil cães. O gato também é transmissor, mas acidental. Ele só se infecta quando se alimenta de morcego, que também é um transmissor", revelou o gerente de vigilância, Nilton Guedes.

Segundo a veterinária do Cvaz Eudócia Almeida, todos os cães e gatos devem ser imunizados contra a raiva a partir dos três meses de idade, incluindo também os animais gestantes, já que não existe contraindicação. "A vacinação não é 100% segura, depende do organismo do animal, por isso, precisa ser repetida anualmente. É a melhor forma de prevenir a doença, que é letal nos animais e nos seres humanos”, pontuou. A vacina é gratuita e não tem contraindicação.

A veterinária alerta ainda sobre os cuidados emergenciais, em casos de mordida por animais com raiva. “Deve-se procurar o posto imediatamente para tomar o soro e evitar a contaminação, lembrando que a doença é letal."

Saiba Mais

O que fazer ser for mordido por um animal

Quando uma pessoa é agredida por um animal, a exemplo do cão, gato, morcego ou sagui, é importante lavar bem a ferida, com bastante água e sabão (amarelo) e procurar imediatamente uma unidade de saúde. A recomendação é não matar o animal e pedir orientação à Gerência de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa através dos telefones 3218-9357 ou 3214-3459.

Doença (Fonte: Cvaz)   

A raiva animal é uma doença causada por um vírus e ataca também o homem. Quase 100% das pessoas que adquirem a doença chegam ao óbito. O cão, o gato e o morcego são os principais transmissores da raiva em áreas urbanas.