Arquidiocese pede que fiéis evitem velas e bebidas na Romaria da Penha

Recomendações da Arquidiocese são para evitar acidentes no Santuário da Penha e no evento.

Não acender velas e evitar o consumo de bebidas alcoólicas. Essas são as principais recomendações da Arquidiocese da Paraíba e comissão organizadora da Romaria de Nossa Senhora da Penha, para os romeiros que irão participar amanhã da 252ª Romaria de Nossa Senhora da Penha. Com um crescimento médio de 50 mil pessoas a cada ano, a previsão é que a Romaria de Nossa Senhora da Penha seja feita por 500 mil pessoas que vêm de vários estados do Brasil, e devido à grande quantidade de velas acesas simultaneamente, a orientação é evitar o risco de incêndios e acidentes na área e possíveis danos à mata próxima.

De acordo com a Arquidiocese da Paraíba, os romeiros estão sendo recomendados a não acender velas na Casa de Velas do Santuário da Praia da Penha ao final do percurso. As chamas podem alcançar o teto do local e causar incêndios. A recomendação é que os fiéis levem velas durante outros dias da semana, evitando assim a grande movimentação na Casa das Velas.

“O espaço pequeno e de difícil acesso aos bombeiros não comporta muitas pessoas. A vela tem o significado de luz e graça divina. Quando ela passa a virar uma ameaça ou risco, perde todo seu sentido”, alertou Roberval Borba, membro da organização da Romaria.

Quanto ao consumo de bebidas alcoólicas, há cinco anos, a comissão organizadora do evento, comandada pelo Padre Luiz Antônio, realiza uma campanha para diminuir o consumo de bebidas alcoólicas no evento. Além disso, recomenda também não levar bens materiais e deixar os documentos em casa, levando consigo apenas cópias.

Já por dentro das recomendações, os fiéis já se preparam para participar do vento religioso, os mais tradicionais não abrem mão das camisetas oficiais, que podem ser adquiridas no Santuário da Penha ao valor de R$ 18. Esse é o caso do estudante Felipe Almeida, que participa há anos da Romaria. “Há sete anos acompanho a procissão para agradecer a Deus pela minha graça alcançada. Procissão da Penha é reflexo de vida de fé, de vida cristã”, comentou.

A assistente social Jessiane Araújo, por sua vez, comparece apenas há três anos, mas a tradição já acompanha sua família há gerações. “Meu pai já passou por vários problemas de saúde e Nossa Senhora da Penha sempre nos ajudou. Eu e minha família vamos de coração grato pelas bênçãos da Nossa Mãe”, disse.
 

Romeiros percorrem 14 km

Quase 14 quilômetros de caminhada. Esse será o tamanho do percurso que os fiéis que irão participar da Romaria da Penha terão que percorrer amanhã. Este ano, os romeiros irão enfrentar uma mudança no trajeto, nas imediações do Trevo das Mangabeiras. Com a alteração, após o Centro de Controle de Zoonoses, os trios elétricos, carros de som, e o carro-andor vão dobrar à esquerda na Rua Paulino dos Santos Coelho e não mais fazer o desvio por trás da Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap).

O motivo da mudança é a impossibilidade de os trios elétricos darem a volta pelo Trevo das Mangabeiras. A 252ª Romaria de Nossa Senhora da Penha vai começar em frente à igreja de Lourdes, às 22h, no Centro de João Pessoa, e terminará no Santuário da Penha, na orla da capital, às 4h da madrugada de domingo

De acordo com a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), o trajeto entre os bairros dos Bancários e Mangabeira será da seguinte forma: trios elétricos e romeiros passarão pela Rua Walfredo Macedo Brandão, conhecida como a principal dos Bancários, e seguirão juntos à esquerda pela Rua Paulino dos Santos Coelho, depois pela Avenida Santa Bárbara até alcançarem a Avenida Hilton Souto Maior, que fica na lateral do Shopping Mangabeira. A partir desse trecho, os participantes continuarão o tradicional percurso até o Santuário da Penha.

Saiba mais sobre o evento religioso

Efetivo 
Noventa agentes de mobilidade urbana estarão empenhados no plano organizado pela Semob para garantir o ordenamento no trânsito e a segurança no fluxo de todos que estiverem participando da romaria. Serão utilizadas 25 viaturas, sendo 20 motocicletas e cinco carros.

Interdições
Todas as vias incluídas no percurso do evento, desde a Igreja de Lourdes até a Praia da Penha, estarão com o trânsito interditado. Os agentes de mobilidade estarão realizando os bloqueios necessários à medida que romeiros e trios elétricos forem avançando no percurso. O Trevo das Mangabeiras, assim como seu entorno, também estará com os acessos bloqueados.

Segurança
Além da equipe do Santuário, que trabalha há mais de oito anos protegendo a imagem, um efetivo de 800 policiais cedido pelo Governo do Estado fará a segurança da Romaria.


Saúde

Quatro ambulâncias do Samu vão acompanhar a Romaria. Dois pontos de apoio dos Bombeiros estarão instalados: um próximo ao Santuário e outro próximo ao posto de combustíveis. Além disso, a USF da Penha estará em funcionamento.