Agendamento para retirada de RG registra problemas em site

Processo de agendamento para retirada de Identidade apresenta problemas no sistema on line.

O agendamento online para emissão de documento de Identidade está apresentando problemas de acesso desde a tarde de sexta-feira (3) na Paraíba. De acordo com o diretor do IPC, Instituto de Polícia Científica, Israel Neto, o site está fora do ar por problemas técnicos que já foram detectados pela Codata (responsável pelo sistema) e devem ser resolvidos ainda nesta sexta-feira.  

"A falta de acesso no site está sendo solucionada e acreditamos que ainda hoje seja resolvido. Segundo técnicos da Codata, as falhas podem ter ocorrido devido ao grande número de acessos, mas que todos os procedimentos necessários já estão sendo adotados para que os serviços sejam normalizados", explica Israel Neto.

Agendamento

Segundo o diretor do IPC, o sistema de agendamento para emissão dos documentos de Identidade funciona on line para evitar filas em todo o Estado. "A cada dia temos um número exato de atendimento em cada Casa da Cidadania e mesmo assim, o índice de faltosos tem sido alto. "Existe um grande número de pessoas que reservam a vaga e não comparecem. Este procedimento tem atrasado todo o processo e tem ocasionado a demora na obtenção do RG", explica Israel Neto.

Para ele, o prazo de 20 dias corridos para emissão da Identidade está dentro do limite aceitável devido a conferência de dados ser feita de forma manual e o número de pedidos de novos documentos ultrapassam os 220 mil por ano. "O volume de atendimento tem sido ampliado e o IPC tem conseguido oferecer o serviço em todas as casas da cidadania sem o tumulto que era registrado em anos anteriores", garante Israel Neto. 

Demora

O agendamento on line tem registrado muitas reclamações devido a limitação de vagas por dia e fechamento do sistema ao atingir o número de vagas mensais. De acordo com interessados em retirar o documento de identidade, o processo minimiza o número de atendimentos e isso gera uma demora cada vez maior no tempo para receber o documento.

No entanto, Israel Neto esclarece que caso o cidadão não consiga o agendamento on line, pode comparecer a qualquer das casas da cidadanias e tentar o atendimento por meio de encaixamento. "Como ocorrem muitas faltas, é possível ser recebido mesmo sem o agendamento", esclarece o diretor do IPC.

Para quem deseja o documento de forma imediata, devido a realização de uma viagem, cirurgia ou mesmo para assumir um emprego, Israel Neto garante que o Instituto agiliza todo o processo para emissão da Identidade no menor prazo possível. "Nestes casos específicos e comprovadas as necessidades urgentes, o cidadão pode comparecer diretamente ao IPC que terá seu caso avaliado e possivelmente atendido no espaço mínimo de tempo para que não seja prejudicado", completa.