Grupo Anjos de Rua se mobiliza para resgatar animais abandonados

Voluntários realizam brechó no sábado a partir das 8h nos Bancários.  

O grupo Anjos de Rua vai realizar neste sábado (25), em João Pessoa, um brechó destinado a arrecadar recursos que serão utilizados para resgate e tratamento de animais (cães, gatos, cavalos) abandonados ou acidentados nas ruas da Região Metropolitana da capital paraibana.

O evento acontece a partir das 8h e será montado em frente à clínica veterinária Vida Pet, localizada na avenida principal do bairro dos Bancários, em João Pessoa. “Vamos disponibilizar roupas, calçados e acessórios seminovos, tanto para crianças quanto para adultos. Todo o dinheiro arrecadado será revertido ao trabalho de resgate e tratamento dos animais de rua atendidos por nós”, explica a atendente comercial Fabíola  Rezende, coordenadora do Anjos de Rua.
 
Ela lembra que, principalmente em João Pessoa, existem muitos animais sem dono perambulando pelas ruas da cidade, sem abrigo, passando fome, frio, calor e sede. “Na maioria das vezes, são animais que sofrem também de maus tratos e a falta de compaixão das pessoas”, completa Fabíola, ressaltando que ainda tem muita gente que agride, mutila e tortura animais. “São seres indefesos, alvos da maldade humana”.

Muitos animais recolhidos pelo grupo são vítimas de atropelamentos ou padecem de doenças provocadas pelo abandono, negligência e pela falta de responsabilidade de seus antigos donos. “Tudo isso só é possível graças a uma rede de apoiadores que já ultrapassa a casa das dez mil pessoas, que se comunicam constantemente por meio das redes sociais, via Facebook e Whatsapp”, explica Fabíola Rezende.

Resgate

A rede de colaboradores, militantes e simpatizantes do Anjos de Rua passa das dez mil pessoas, mas na prática os resgates são efetuados por apenas quatro protetores: Talita Gardênia, Júnior Alves, Clóvis Spinelli e a própria Fabíola Rezende. “Somos comunicados das ocorrências via rede social. Geralmente são casos de animais abandonados, atropelados ou sob maus tratos. Vamos até o local e fazemos o resgate, encaminhando o animal a uma das clínicas veterinárias parceiras. Acompanhamos o tratamento até o final; arranjamos alguém interessados na adoção; e sempre monitoramos o animal na nova família”, sintetiza Fabíola.

“Os custos são muito altos. E só conseguimos manter este trabalho graças às doações em dinheiro via depósito bancário ou a ida de pessoas que apoiam a nossa causa às clínicas parceiras e quitam a dívida do tratamento dispensado a um gato ou a um cachorro resgatado. Por isso, a importância desse brechó para arrecadarmos recursos”, explica.

Os custos com os resgates e tratamento dos animais recolhidos também são cobertos por recursos oriundos da venda de canecas, camisetas, chaveiros e marcadores de páginas com a logomarca do Anjos de Rua, produzidos pela equipe coordenada por Fabíola Rezende. “A nossa missão é salvar esses animais que sofrem e conscientizar a sociedade para um maior respeito aos animais, que têm sentimentos, sentem fome, sede e dor”.