Acesso à falésia é liberado 21 meses após interdição

Prefeitura de João Pessoa entrega obra com infraestrutura completa, com drenagem e pavimentação.

A partir das 9h da manhã desta segunda-feira (27) a Prefeitura Municipal de João Pessoa entrega a pavimentação e drenagem da Avenida Luzinete Formiga, que será oficializada, a partir de sua inauguração, como principal via de acesso à Estação Cabo Branco – Ciência, Cultura e Artes, no Altiplano. A obra também visa reduzir o impacto sobre a falésia do Cabo Branco. A estrutura é inaugurada 21 meses após a interdição do trecho próximo à barreira. 

A rota estava sendo utilizada como via de desvio para o tráfego do trecho final da Avenida Panorâmica, que foi interditado para reduzir o impacto causado à barreira do Cabo Branco pelo fluxo de veículos na área. De acordo com a prefeitura, o investimento de R$ 1,8 milhão e as intervenções realizadas na via garantem aos condutores mais conforto e segurança durante o trajeto, uma vez que a avenida passa a contar com toda a infraestrutura necessária.

Além da pavimentação asfáltica com duas faixas de rolamento em ambos os sentidos de fluxo e calçadas padronizadas, a avenida Luzinete Formiga ganhou drenagem, o que vai ajudar também na contenção da barreira do Cabo Branco.

Para garantir mais tranquilidade e segurança aos usuários, a via, que possui 1,2 quilômetros de extensão e liga a Rua Aderbal Maia Paiva à Avenida Panorâmica, também recebeu melhorias na iluminação. Ela passou a contar com 71 pontos de iluminação, todos com lâmpadas de vapor metálico, luz branca, de 250W.

Como o local está inserido em uma área tombada pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), a execução da obra, realizada pela Secretaria de Infraestrutura de João Pessoa (Seinfra), só foi possível após a aprovação do projeto enviado pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) ao órgão federal.

Para garantir a segurança na mobilidade da Avenida Luzinete Formiga, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) realizou a sinalização vertical e horizontal da localidade, incluindo a implantação de placas indicativas, pintura de faixas divisoras de fluxo e lombadas.

De acordo com a Diretoria de Operações da Semob-JP, o trânsito dos veículos seguirá em sentido duplo, além disso, foram implantados abrigos para embarque e desembarque dos usuários de transporte coletivo.