“Desumanidade”: prefeito é conduzido para a PF

Operação da Polícia federal cumpre três mandados de prisão e 14 de condução de políticos e empresários.

O prefeito de Quixaba, no Sertão, Júlio César de Medeiros (PMDB), foi conduzido coercitivamente, na manhã desta terça-feira (28), pela Polícia Federal para prestar depoimento na sede do Ministério Público Federal, em Patos, no Sertão. O gestor é um dos investigados na 2ª fase da Operação Desumanidade, operação que apura irregularidades na contratação de empresas de construção que atuavam em prefeituras do sertão paraibano, dentre elas Patos, Emas, Quixaba e São José de Espinharas. 
 
A ação é coordenada pelo Ministério Público Federal (MPF) por meio da Procuradoria Regional da República da 5ª Região (PRR5), no Recife, da unidade do MPF em Patos (PB). A operação foi desencadeada por volta das 5h desta terça-feira e contou com o apoio da Polícia Federal para o cumprimento dos mandados prisão e condução coercitiva, além de auditores da Controladoria-Geral da União e Tribunal de Contas do Estado da Paraíba. 
 
Ao todo foram obtidos no Tribunal Regional Federal da 5ª Região 3 mandados de prisão preventiva, 14 conduções coercitivas e 2 mandados de busca e apreensão na região polarizada por Patos. Os investigados pela operação são empresários do ramo da construção civil, por possíveis desvios de recursos públicos em obras executadas nas cidades do Sertão. Entre os nomes estão Claúdio Roberto Medeiros Silva, um dos sócios de uma das empresas investigadas, José Aloísio da Costa Machado Júnior, também sócio de outra empresa investigada, e José Aloísio da Costa Machado Neto, procurador de uma empresa investigada.
 
A 1ª fase da operação foi deflagrada em dezembro de 2015, quando foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão e 10 conduções coercitivas. O objetivo da operação de apurar irregularidades na contratação de empresas de construção que atuavam em prefeituras do sertão paraibano. A operação é uma ação da Procuradoria Regional da República da 5ª Região em conjunto com o Ministério Público Federal, o Ministério Público Estadual, com o apoio da Polícia Federal.
 
Confira os nomes alvos da operação
 
PRISÕES PREVENTIVAS
 
-Cláudio Roberto Medeiros Silva (sócio da empresa Soconstroi Construções e Comércio LTDA)
-José Aloysio da Costa Machado Júnior (sócio da empresa Soconstroi)
-José Aloysio da Costa Machado Neto (Procurador da empresa Soconstroi)
 
CONDUÇÕES COERCITIVAS
 
-Júlio César de Medeiros Batista (Prefeito de Quixaba)
-Wescley Candeia Santana  (Presidente da comissão de licitação na época dos fatos e atual  pregoeiro da Prefeitura de Quixaba)
-Ana Gerlane da Silva Formiga (Integrante da Comissão de Licitação de Quixaba)
-Maxuael Brian Soares de Lacerda (Dono da Viga Engenharia)
-José Vieira Dias Júnior – Júnior Pemba (A pessoa que teria garantido o fechamento dos negócios com os donos da Coenco)
-Madson Fernandes Lustosa (Representante informal da Empresa Milenium)
-George Ramalho Barbosa  (Sócio da empresa Coenco)
-Peter Ramalho Barbosa (Sócio da empresa Coenco)
-Ednaldo de Medeiros Júnior (Proprietário Empresa E.M.N. Construções e Locações LTDA)
-Sebastião Cícero dos Santos (Engenheiro que assinou documentos em prol da empresa Soconstroi)
-Evaldo Alves de Brito (Representante da Soconstroi em Quixaba)
-Paulo César Leite (Representante do Prefeito de Quixaba no procedimento licitatório referente à concorrência nº 05/2015)
-Ana Luíza Medeiros Machado (Filha de Aloysio Machado)
-Desirré Castro Soares Machado (Esposa de Aluysio Júnior)
 
Atualizada às 10h51