‘É um bom marido e um ótimo pai’, diz mulher de paraibano suspeito de terrorismo

Em entrevista exclusiva ao JORNAL DA PARAÍBA, ela afirma não ter dúvidas sobre inocência do marido.

 "Fazia meu café da manhã, cuidava do nosso filho, trocava fraldas. Ele é um bom marido e um ótimo pai", diz a mulher de Antônio Andrade dos Santos Júnior, suspeito de ligação com o Estado Islâmico e preso na semana passada, em João Pessoa, no curso da operação batizada de Hashtag pela Polícia Federal. Ele também é conhecido por Ahmed Al-Falluji, nome adotado após a conversão ao islamismo. Segundo ela, Antônio é uma pessoa "alegre, carinhosa e companheira". 

Vanessa Schuh, casada com Antônio há dois anos, conheceu o rapaz pela internet. "Mas o assunto era artesanato, fazia artesanato na época e vendia pela Internet. Ao mesmo tempo, eu estava estudando o Islã. Assim acabei tocando no assunto e ele me revelou ser muçulmano", conta. Segundo ela, que também é muçulmana, o estudo do Islã partiu de uma busca por uma religião, já que o catolicismo não fazia mais sentido para ela. "Estudei a religião antes de me reverter, e quando decidi fazer minha reversão o Antônio me fez o convite de casamento", diz.
 
'É um bom marido e um ótimo pai', diz mulher de paraibano suspeito de terrorismoA rotina do casal incluía orações diárias e o jejum, além da busca pelo conhecimento e o aconselhamento um ao outro dentro da religião. Casaram-se em Guarulhos, São Paulo, onde Antônio morava à época, e dois meses depois vieram para João Pessoa. Hoje, têm um filho com 11 meses de idade. 
 
Atualmente, estavam trabalhando juntos pela internet com publicidade e designer. "Tudo isso em casa, então passávamos todo o tempo juntos", pontua. "Tanto eu quanto ele sempre passamos muito tempo na internet, afinal é onde trabalhamos. Ele era um pouco mais ativo em redes sociais, mas não falava com pessoas diretamentes. Sempre fazia publicações abertas em sua página, no blog, e compartilhava e comentava vídeos do YouTube", explica.
 
Em relação à declaração do ex-campeão Muhammad Al Mesquita, proprietário da academia de boxe Mesquita’s Brothers, onde também funciona a mussala, que teria pedido para Antônio se afastar de ambas (da academia e da mussala), após ter começado a ter posicionamentos radicais, Vanessa afirma que a história que ela sabe é "muito diferente". "Mas como não tenho provas, gostaria de não falar a versão que conheço da história". 
 
Questionada sobre a inocência do seu marido, Vanessa afirma não ter nenhuma dúvida. "Ele não é e nem um dia pensou em cometer qualquer tipo de atentado terrorista. Desde que nos casamos, há dois anos, estamos juntos todos os dias, trabalhamos juntos e eu sabia de todas as atividades dele. Nenhuma delas incluía algum planejamento de atentado terrorismo", afirma, acrescentando que Antônio não teria tido nenhum contado com o Estado Islâmico. "Ele não tem relação com o Estado Islâmico, apenas não era totalmente contra o grupo", pontua.
 
Em relação à prisão de Antônio, Vanessa também acredita, assim como o líder religioso Ahmad al-Khatib, que o que motivou foi uma foto que Antônio tirou com uma bandeira com dizeres religiosos que foi adotada pelo Estado Islâmico, e algumas declarações dele em redes sociais sobre o Estado Islâmico.

Sobre a foto, Vanessa afirma que ela foi tirada há muitos anos e que tem certeza que, na época, ele não sabia o que estava fazendo. "Eu espero que ele seja solto o quanto antes. Se Deus quiser todos irão saber a verdade e espero que essa mesma mídia que o acusou depois volte atrás e fale apenas a verdade. Que Allah proteja meu esposo de cometer e de sofrer qualquer injustiça. Amim", finaliza.

O paraibano e todos os outros presos na operação Hashtag estão detidos em uma presídio federal de segurança máxima na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul.