Paraibano, aluno de escola pública, vence concurso internacional

Antônio, de Cuitegi, ganhou uma viagem para o Paraguai.

A educação elimina barreiras e fronteiras. Esta é uma certeza na vida de Antônio Gomes da Silva Júnior, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual José Soares de Carvalho, em Guarabira. O jovem, que mora em Cuitegi, cidade com cerca de 7 mil habitantes, é um dos seis vencedores do “Concurso Histórico-literário Caminhos do Mercosul – 2016”. O prêmio é organizado em parceria do Ministério da Educação do Brasil (MEC) com o Setor Educacional do Mercosul (SEM). Os vencedores vão ao Paraguai, numa viagem acadêmica, recreativa e cultural, com tudo pago, no período de 16 a 23 de outubro de 2016.

Com o tema “Integração Regional: Por uma educação sem barreiras e fronteiras”, o concurso foi criado para promover a produção intelectual sobre a inclusão e os direitos das pessoas com deficiência. O prêmio foi direcionado para estudantes do ensino médio/secundário e técnico nos países do Mercosul, que tenham nascido entre os anos 1999 e 2001, que tenham um bom rendimento escolar e que tenham uma boa convivência com a diversidade.

Os participantes do concurso tiveram que produzir um trabalho intelectual que poderia ser uma monografia, um ensaio, ou um texto literário. Devendo ter entre 10 e 20 páginas sobre o tema proposto pela premiação. O paraibano Antônio Gomes foi o único vencedor do Norte-Nordeste. Além dele, ganharam o prêmio um estudante de Santa Catarina, um de Goiás, uma de Minas Gerais, um do Distrito Federal e uma de São Paulo.

Este não é a primeira vez que o estudante participa de um concurso, em 2013, como delegado do meio ambiente pela IV CNIJMA (Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio ambiente), em Brasília. Em 2015,  ele representou o Estado da Paraíba como Jovem Senador (concurso promovido pelo Senado Federal), também em Brasília. Ainda em 2015, participou, juntamente com a equipe de robótica da escola onde estuda, da Olimpíada Brasileira de Robótica, conseguindo chegar à final. Além disso, participou do Torneio Juvenil de Robótica, no qual conseguiu o 1° lugar.