Caminhos do Frio encerra roteiro na cidade de Alagoa Grande

Cidade de Jackson do Pandeiro é a última da rota cultural do Brejo.

A Rota Cultural Caminhos do Frio chega nesta segunda-feira (29) ao seu último destino. O evento desembarca em Alagoa Grande, a 103 km da capital , após cruzar outras oito cidades apresentando a cultural, o artesanato, a gastronomia e o turismo da região do Brejo. A programação será aberta a partir das 19h, no Teatro Santo Ignêz e prossegue até o domingo, dia 4 de setembro.

A abertura oficial ocorrerá com espetáculo Noiva GT de Artes (resultado de oficina de artes cênica). Durante toda a semana serão realizadas visitas ao Memorial Jackson do Pandeiro, ao Engenho Volúpia, cavalgadas, workshop de teatro e sua história, lançamento de livro, mostras de cinema, teatro, dança, entre outras atividades culturais. (Confira a programação completa)

Alagoa Grande é a terra de personalidades que marcaram a história da cultura e resistência, na voz e ritmo de Jackson do Pandeiro, assim como na voz da guerreira camponesa Margarida Maria Alves. 

A cidade tem o terceiro teatro mais antigo da Paraíba, o Santa Ignez, cenário para apresentação de peças, musicais e encontro de artistas, que não deixam de praticar o exercício de tornar permanente a história da cultura local sempre viva.

O teatro é um dos roteiros mais visitados da cidade e muitas dessas pessoas fazem questão de destacar a sua beleza arquitetônica como uma das grandes heranças da colonização portuguesa, exaltando o seu estilo Barroco, como uma das preciosidades no brejo paraibano. “É um dos mais bonitos teatros da nossa Paraíba. Para quem gosta de arquitetura Barroca venha conhecer”, destaca uma turista nas redes sociais.

Caminhos do Frio

A rota é formada por nove cidades (Areia, Pilões, Remígio, Solânea, Serraria, Bananeiras, Matinhas, Alagoa Nova e Alagoa Grande), e a proposta é revelar o potencial turístico região e fomentar o crescimento do fluxo turístico, onde as temperaturas beiram os 12ºC nos meses de julho a setembro, período que é realizado o projeto cultural.

O festival é uma iniciativa do Fórum de Desenvolvimento Turístico Sustentável do Brejo Paraibano em parceria com o Governo do Estado, por intermédio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Funesc, Sebrae, Associação Turística Cultural e Rural de Areia (Atura) e prefeituras dos municípios participantes.