Expofeira Paraíba Agronegócios expõe 1.700 animais

Serão oito dias de feira com entrada gratuita no Parque de Exposições.

Foi aberta nesse domingo (18), a 49ª Expofeira Paraíba Agronegócios. O evento que vai até o dia 25 de setembro, deve receber 15 mil pessoas, no Parque de Exposições Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa, tem 1.700 animais de várias raças e estados brasileiros entre caprinos, ovinos, bovinos e cães em exposição. O evento tem entrada gratuita.

Presenta na abertura do evento, o governador Ricardo Coutinho, visitou os estandes da Expofeira, acompanhou a apresentação da banda marcial da Escola Estadual Daura Santiago e também do Coral da Empasa. "Apesar deste momento de crise nacional, o Estado busca alternativas para continuar tendo boas perspectivas em todas as áreas, como na agricultura e pesca. Estamos mantendo a ração subsidiada para que os pequenos produtores possam resistir", destacou Ricardo Coutinho.

O secretário da Sedap, Rômulo Montenegro, enfatizou que a Expofeira traz uma diversidade de serviços e põe em foco a grandiosidade do setor agropecuário. "Além de ser um evento econômico, esta é uma feira de discussão das diferentes cadeias produtivas do Estado, desde a pecuária até a agricultura. No ano passado, alcançamos cerca de R$ 10 milhões em negócios na feira e este ano a intenção é que esse volume aumente para aproximadamente R$ 15 milhões. Teremos vários leilões, exposições, shows, comercialização de diversos produtos, além de palestras, seminários e outros. É importante lembrar que a Paraíba tem a certificação da Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) de Zona Livre de Aftosa, podendo exportar para todo o Brasil e para outros países", comentou.

Agropecuária que gera emprego e renda

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, ressaltou que a agropecuária do Estado precisa ser mais divulgada e a Expofeira é uma oportunidade de mostrar o que o setor tem a oferecer. ‘Aqui os produtores, criadores e visitantes podem encontrar um grande evento que valoriza o agronegócio da Paraíba. É este setor que coloca o alimento à disposição dos consumidores paraibanos. A agropecuária tem sido uma âncora que gera emprego e renda para o país e deve ser estimulada para continuar se desenvolvendo", pontuou.

Durante a Paraíba Agronegócios 2016, três leilões serão realizados entre os dias 22 e 24 de setembro. O primeiro será de caprinos e ovinos, promovido pela Associação Paraibana dos Criadores de Caprinos e Ovinos (Apacco). No dia 23, será a vez do Leilão de Gado Sindi – Pompeu Borba. Por fim, a Empresa Paraibana de Pesquisa Agropecuária (Emepa) encerra a programação com leilão de gados Gir, Guzerá e Sindi. Também vai ocorrer a III Copa Paraíba – Competição de Cães Agility, a IV Exposição Nacional de Cabras Leiteiras, ao longo dos oito dias do evento, além do IV Campeonato Nordestino do Cavalo Mangalarga Marchador, entre os dias 22 e 24 de setembro.