Obras para instalação de ciclovia na Beira Rio são iniciadas

Será construído um trecho para ciclista vai ligar orla à Lagoa. 

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), assinou na manhã desta quarta-feira (7) a ordem de serviço para início das obras do projeto de requalificação da Beira Rio. Com investimentos da ordem de R$ 6,7 milhões, com recursos do Governo Federal, e uma contrapartida municipal de 5%,  avenida se tornará um grande corredor de passeio. Além da padronização das calçadas para uso dos pedestres, será implantada uma ciclovia que vai da orla de Cabo Branco até o Parque Solon de Lucena.

As obras tiveram início imediatamente, no cruzamento da Beira Rio com a Avenida Coremas. “Essa obra vai contemplar principalmente o pedestre, o ciclista e quem anda no transporte coletivo e quem anda de veículo. Vamos fazer a padronização no sentido centro-praia e praia-centro, vamos fazer a ciclovia preservando as árvores”, comemorou o prefeito. 

Obras para instalação de ciclovia na Beira Rio são iniciadas

O projeto foi elaborado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob). O secretário Carlos Batinga  disse que o projeto original foi modificado para atender a uma demanda da população, que questionava a derrubada de árvores do canteiro central, onde a ciclovia será instalada. Com as mudanças serão derrubadas 34 árvores, sendo que três delas, um pau brasil e dois ipê, serão replantadas em outro local. “Em compensação vamos replantar mais 60 árvores nas calçadas e outras 300 no canteiro central”, pontou Batinga.

A obra será executada pela Secretaria de Infraestrutura da capital e, segundo o secretário Cássio Andrade, a expectativa é de entrega 360 dias úteis. “Os prazos das obras são estabelecidos em dias de trabalho. Toda vez que chove e não é possível trabalhar isso é registrado no diário de obras e isso é prorrogado, mas esperamos entregá-la em 12 meses”, explicou. 

Obras na Beira Rio

Cássio Andrade também disse que as obras da Beira Rio, realizada no contorno de acesso ao bairro do Altiplano também foram prorrogadas devido a problemas técnicos. “Naquele importante entrocamento tínhamos a expectativa de entregar em dezembro, mas alguns ajustes foram feitos e até o final de janeiro do trecho em que está sendo executada a obra. Logo em seguida vamos interditar a que está sendo usada no momento, mas acredito que em seis meses a obra esteja totalmente concluída”, assegurou.