Paraibanas vencem 16 mil inscritos e ganham prêmio nacional de redação

Os textos são das estudantes Maria Clara Pereira, da Escola Municipal Jaime Lacet, de Santa Rita e Ana Carolina Coelho Silva, da Escola Estadual Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande,

Duas estudantes paraibanas receberam, nesta segunda-feira (12), o Prêmio Nacional de Redação do Programa Cooperjovem, na sede da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), em Brasília. Em sua 10ª edição, o prêmio teve como tema "Atitudes sustentáveis: promover ações e agir coletivamente". Os textos produzidos pelas estudantes Maria Clara Pereira, da Escola Municipal Jaime Lacet, de Santa Rita e Ana Carolina Coelho Silva, da Escola Estadual Dom Luiz Gonzaga Fernandes, de Campina Grande, se destacaram entre 16 mil redações inscritas.

Dentre as 16 mil redações inscritas, 48 foram selecionadas como finalistas depois de duas etapas eliminatórias: uma na escola e outra na unidade estadual do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). A terceira classificação ocorreu em Brasília, no Sescoop Nacional. Desses, seis estudantes (três da categoria I e três da categoria II) foram contemplados com a premiação.

Tanto os alunos quanto suas escolas, professores e cooperativas parceiras receberam os prêmios de participação (troféus e notebooks). Em seguida, realizaram um roteiro cívico-cultural por Brasília, incluindo uma visita ao Congresso Nacional. Na terça-feira (13), pela manhã, embarcam em uma viagem cultural à cidade de Nova Petrópolis (RS), para conhecer o berço do Cooperativismo brasileiro, na companhia de seus responsáveis e dos coordenadores da unidade estadual premiada.

O presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas, entusiasta do programa, acredita na importância do Cooperjovem para a manutenção e o futuro do cooperativismo. Ele defende que é desde cedo que se planta a semente para colher adultos conscientes e comprometidos. "É um investimento a longo prazo que fazemos, e talvez o mais importante de todos. São os jovens que farão a diferença no futuro", afirmou
 
Sobre o programa – O Cooperjovem é uma iniciativa da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), desenvolvido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) desde 2007 e envolve quase 100 mil alunos, 566 escolas, apoio de 87 cooperativas em 11 estados do país.

Paraibanas vencem 16 mil inscritos e ganham prêmio nacional de redação